Herança intelectual da França

Victor Hugo, autor da obra clássica que inspirou uma nova versão cinematográfica (Foto: Divulgação)
# Rosângela Meletti, gaúcha radicada em Paris, curadora dos projetos da Verso, e Dedé Ribeiro da Liga, parceiras da produtora francesa Collège de Navarre, depois de inúmeras realizações na temporada Brasil - França, receberam, na última semana, no CHC Santa Casa, para palestra a respeito do consagrado humanista e expoente da literatura Victor Hugo. O encontro se completou com a apresentação do filme Les Miserables, primeiro longa-metragem de Ladj Ly, premiado no Festival de Cannes, vencedor de quatro prêmios César e indicado ao Oscar. O jornalista Roger Lerina conversou a respeito do cineasta Ladj Ly e do filme. Os Miseráveis, inspirado por Victor Hugo, descreve o cotidiano de uma equipe da brigada anticriminalidade de Montfermeil, cidade nos arredores de Paris.
Cartaz do longa-metragem de Ladj Ly (Foto: Divulgação)
# O filme, de rara inspiração e ótimos desempenhos, mostra a realidade da França, cuja população, acrescida dos muitos imigrantes oriundos dos países colonizados pela bandeira francesa, vive uma realidade caótica de violência e marginalidade. Entre os desempenhos, num elenco parelho pelo talento, do herói mirim, com o nome de Issa no filme, e do ator Djebril Zonga, interpretando um dos policiais. Imperdível.
O ator francês Djebril Zonga: talento na interpretação (Foto: Divulgação)
# Rosângela Meletti, muito festejada pelos amigos, foi conhecer o novo Encouraçado Butikin, que registrava muito entusiasmo com o Duelo de Pianos de Mari Kerber, Daniel Germano e Luke Faro.
Rosângela Meletti foi recebida por Sofia Refinetti Teixeira no Encouraçado Butikin (Foto: Paulo Gasparotto/Especial)