História e bom gosto na CASACOR RS 2022
O arquiteto Zeca Amaral evidencia a arte em seus ambientes (Foto: Nathan Carvalho/Divulgação)
# A Pia Instituição Chaves Barcellos, imóvel único pelo que simboliza e a qualidade de arquitetura, está apresentando a CASACOR RS 2022 em sua 30ª edição.
# Ambientes de gosto contemporâneo, assinados por arquitetos, muitos participantes de realizações anteriores, que mostram suas propostas com qualidade. Um recanto especial, “Refúgio Dona Ilza”, foi criado pelos arquitetos Lucas Volpato e Patricia Pasini, do Studio 1 Arquitetura, homenageando Dona Ilza Bastian Pinto Chaves Barcellos e evidenciando requinte nos detalhes. Os complementos do espaço contam com as iniciais IC, Ilza Chaves, como a grande dama da sociedade gaúcha do século 20 gostava de usar. Homenageiam da mesma forma o clã Chaves Barcellos, cujo poder proporcionou criar a Pia Instituição para apoio às órfãs em situação de vulnerabilidade.
Um dos complementos do recanto “Refúgio Dona Ilza” (Foto: Divulgação)
# O arquiteto Zeca Amaral, um dos integrantes da primeira edição da Casa Cor, define seu recanto: “Abraçar o futuro sem medo, reverenciar o melhor do passado e, acima de tudo, entender o presente. Quase sempre transgredir, mas com total coerência, obtendo do improvável a elegância máxima”. Zeca apresenta o Estar Íntimo, elegante ambiente de 30 metros quadrados, no qual se destacam diferentes texturas, cores e padrões, resultando num bem dosado mosaico. A madeira ebanizada é um dos destaques no recanto em que obras de Mariana Riera, Fernando Baril, Maristela Salvatori e Vítor Senger, entre outros, evidenciam o hábito do arquiteto de acrescer seus ambientes com peças de arte.
# Retornarei ao assunto, pois a mostra é das mais atraentes de sua trajetória e conta com restaurante, bar e cafeteria de instalações qualificadas. O Lechuza, restaurante que tem como principal influência a cozinha latina, e o ambiente assinado pela arquiteta Aclaene de Mello. Formados pela Le Cordon Bleu, do Peru, os chefs Gustavo Marques e o chileno Gonzalo Ortuño, assinam o cardápio.
Zeca Amaral: tradição de categoria na CASACOR RS (Foto: Nathan Carvalho/Divulgação)