Imagens do século

O genial fotógrafo inglês Cecil Beaton é tema de exposição em Londres (Foto Hulton/Getty Images)
# Um dos acontecimentos marcantes da temporada de arte em Londres é a exposição Cecil Beaton's Fashionable World na National Portrait Gallery.
# Cecil Walter Hardy Beaton (1904-1980), distinguido como Sir pela Coroa Britânica, foi um fotógrafo inglês multifacetado. Além de sua fotografia de moda e retratos, ele também trabalhou como designer de figurinos (ganhou Oscars por seu trabalho em Gigi e My Fair Lady), ilustrador, escritor e fotógrafo de guerra para o Ministério da Informação britânico. Pela inteligência e encanto pessoal foi muito mimado e festejado pelo Jet set internacional no século 20.

Elizabeth Taylor retratada por Beaton em 1955 (Foto: Cecil Beaton/Divulgação)
# Ter a imagem registrada por Beaton era o desejo de atrizes e personagens famosas.
# Foi grande amigo de Audrey Hepburn, cujos trajes para os filmes Gigi e My Fair Lady foram de sua autoria. Suas fotos foram selecionadas para a exposição, que ficará em cartaz até janeiro de 2026.

Audrey Hepburn com o figurino de My Fair Lady, de 1963 (Foto: Cecil Beaton/Divulgação)
# Beaton criava seus próprios ternos e o estilo era de muita originalidade e elegância. Esteve em visita ao Rio de Janeiro, na década de 1950, a convite do embaixador Walther Moreira Salles, que o admirava. Ficou hospedado no Copacabana Palace Hotel e concentrava as atenções onde aparecia. Numa das visitas ao anfitrião, indo ao seu encontro na sede do Unibanco, então presidido pelo diplomata e banqueiro, vestiu um impecável terno no mais perfeito estilo inglês inteiramente cor de rosa e completado por um grande chapéu de palha. Personagem ímpar.

Os Homens que Pilotam Aviões, 1941, impressão em gelatina de prata (Foto: Cecil Beaton/Divulgação)
# Muito constante junto à família real britânica e a convite de Elizabeth II fotografou-a no dia de sua coroação, em 1953.

Entre os muitos registros da Família Real Beaton fotografou a Princesa Elizabeth no Jardim do Palácio de Buckingham, em 1938 (Foto: Cecil Beaton/Divulgação)
