Importância da solidariedade
Ana Paula Dixon: versátil e aberta às diversidades (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)
# Jornalista diplomada desde 1997, experiência em audiovisual e correspondente internacional. Coordenadora de Comunicação em Projetos de alcance nacional e internacional com atuação na América Latina, Europa e Estados Unidos. Criou a Dixon Comunicação em 2016 com foco em comunicação institucional. A agência é focada em criar estratégias de comunicação, construção de marca, assessoria de imprensa, assessoria em RP e produção de conteúdo para empresas privadas e instituições do 3º Setor. Realizou mestrado em Comunicação Social, MBA em Direção de Empresa Audiovisual e especialização em Ciência Política e Relações Internacionais em universidades do Brasil e da Espanha, onde morou por quatro anos (2002-2006). Atuou como Diretora de Comunicação nos setores privado, público e não governamental. Atualmente, compõe o corpo docente da pós-graduação da Faculdade Monteiro Lobato nas disciplinas Comunicação e Imprensa e Metodologia. Lecionou na Faculdade de Comunicação da UNISC (2006-2009) com ênfase em rádio e assessoria de imprensa.
1. Qual o aspecto mais marcante de sua personalidade?
– Sou de personalidade forte e uma pessoa versátil, aberta às diversidades. Creio que tenho algumas características marcantes como a sinceridade, a espontaneidade e a generosidade.
2. Qual sua principal característica?
– Ser comunicativa e tratar a todos da mesma forma, independente de quem seja. Gosto muito de pessoas, da convivência social, da minha família e dos meus amigos.
3. Qual seu passatempo favorito?
– Viajar para lugares exóticos. Quero conhecer o máximo possível de países e culturas. Sempre que posso viajo para algum lugar diferente no exterior.
4. Se não fosse você, quem gostaria de ser?
– Gostaria de ser uma atriz, não especificamente alguém. Mas, creio que atuar deva ser uma forma de viver muitas vidas e experimentar diferentes sentimentos.
5. Onde gostaria de morar?
– Gostaria de viver em um país mais evoluído e civilizado. Sofro muito com as desigualdades e a corrupção brasileira. Amo o modo de vida e os valores europeus. Poderia viver na Espanha, onde já morei, na França, na Inglaterra.
6. Qual sua cor favorita?
– Branca.
7. Quem são seus escritores favoritos?
– Nelson Rodrigues, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, entre outros.
8. Quem são seus compositores favoritos?
– Não sou uma grande conhecedora de música. Gosto de Bossa Nova, MPB e Jazz. Amo Vinicius de Moraes, por exemplo.
9. Quem são seus heróis na vida real?
– Todas aquelas pessoas que ajudam outras pessoas. Ainda que a gente viva num momento de tanto egoísmo e valores superficiais, há muitos seres iluminados que buscam fazer bem ao próximo.
10. Que talento você mais queria ter?
– Por ter um gap na área, creio que gostaria de ter algum talento para a música. Saber tocar algum instrumento deve ser uma terapia para alma.
11. Qual é seu estado de espírito atual?
– Depois de um 2020 tão pesado, estou cansada, como grande parte das pessoas. Meu estado de espírito é nunca perder as esperanças de que inicie logo a vacinação no Brasil para essa praga do coronavírus. Que cheguem na melhor fórmula possível da vacina para combater o mal que vivemos globalmente.
12. Qual é seu lema?
– Estamos no mundo para somar.
13. Na sua atividade, o que te proporciona maior motivação?
– O vasto universo da Comunicação me motiva. Gosto de trabalhar com comunicação institucional, pois faço de tudo um pouco. Hoje, ao trabalhar para marcas, empresas e instituições do 3º Setor, que são os focos na minha empresa, transito por vários campos da Comunicação. Isso é fascinante! Uno o texto, produção de áudio e vídeo, elaboração de valores de marca, etc. Cada dia temos um novo desafio, temas diversos e mídias variadas. Em 2020, comecei a conduzir lives para uma ONG e a ancorar um podcast voltado à saúde. Foi muito gratificante. É muito bom estar constantemente aprendendo e pesquisando.
14. Qual seria a maior realização em seu trabalho?
– Quero produzir algo mais autoral. Acabo sempre priorizando os projetos de clientes. Tenho vontade de montar algo em que eu escreva, apresente ou fale sobre temas selecionados por mim. Quem sabe este é o grande projeto para 2021?
Ana Paula Dixon pretende novas realizações em 2021 (Foto: Divulgação)