Whatsapp

Notícias

Krajcberg, dois momentos

A morada do artista Frans Krajcberg, em Nova Viçosa, Bahia (Foto: Reprodução)

#1. Festejando seu aniversário

# Um dos artistas que interpretou a realidade brasileira com grande sensibilidade foi Frans Krajcberg. A maior parte de sua existência transcorreu no Brasil em constante campanha contra o desmatamento e as queimadas. Aproveitando os restos de árvores derrubadas e as sobras das queimadas, criou obras de arte que têm a admiração mundial.

# Tive oportunidade de visitar a morada em Nova Viçosa, extremo sul da Bahia, para acompanhar os festejos de seus 80 anos, em abril de 2001. O percurso teve um sabor de aventura, pois o avião fretado saiu do Rio de Janeiro com convidados e pousou em uma das propriedades do grupo Klabin, nas proximidades da cidade. Era a melhor opção para chegar à Nova Viçosa, que fica a mais de 800 quilômetros de Salvador. O restante do trajeto foi completado percorrendo de carro duas horas de estrada de chão batido.

 

fk

O Sítio Natura, lugar onde viveu o premiado artista, hoje abriga seu acervo (Foto: Reprodução)

 

fk

Frans Krajcberg: arte talhada (Foto: Reprodução)

 

fkesalles

Frans Krajcberg e o cineasta Walter Salles na comemoração que reuniu muitos amigos em Nova Viçosa (Foto: Arquivo Pessoal)

# Os festejos na propriedade de Krajcberg proporcionaram conhecer sua morada e os pavilhões de trabalho, num recanto que constitui um verdadeiro paraíso tropical junto ao mar. Foi um final de semana divertido em companhia de muitos artistas e amigos de Frans. Entre os organizadores da comemoração, o cineasta Walter Salles, muito ligado a Krajcberg até o final de sua vida.

#2. Visita à Porto Alegre

 

fkeprg

Krajcberg falou-me com entusiasmo, durante nosso almoço, a respeito de sua campanha contra o desmatamento e queimadas (Foto: Arquivo Pessoal)

# Krajcberg veio a Porto Alegre e fui incumbido de recebê-lo em minha casa, depois de uma visita ao Parque Farroupilha. Foi para um almoço em que o artista teve oportunidade de conversar com alguns dos nomes ligados ao movimento de preservação da natureza e artistas. Sempre muito discreto, Krajcberg manifestava-se com firme convicção ao debater o descuido das autoridades com a Amazônia e demais áreas afetadas pelas queimadas e desmatamentos. Na saída, fez questão de despedir-se de Celita Cardoso e do chef Jorge Nascimento, responsáveis pelo cardápio do almoço.

 

lisiane e victor

Lisandra Meira Jaquet e Victor Barreto participaram do encontro com Krajcberg (Foto: Arquivo Pessoal)

 

erefk

Elias da Rosa, entre outros convidados, conversando com Frans Krajcberg (Foto: Arquivo Pessoal)

 

celita cardoso e jorge nascimento

Celita Cardoso e o chef Jorge Nascimento tiveram os cumprimentos de Frans Krajcberg (Foto: Arquivo Pessoal)