Lances pela internet
Trabalho titulado como “Variação sobre um tema de Bosch” – nº 1, datado de 1971. Foi vendido, via Internet, recentemente num leilão realizado em São Paulo (Foto: Alexandre Heckler/especial)
Os leilões variados via Internet estão alcançando sucesso e, em especial, as vendas de arte. Os leilões do eixo Rio de Janeiro - São Paulo são muito procurados. Igualmente, os realizados no espaço Garimpo, em Porto Alegre, que retomou sua agenda no último sábado (dia 9), sendo muito prestigiado. Mencionando apenas um dos lotes, uma cama Dona Maria I, inteiramente trabalhada em marchetaria e entalhe artístico, oriunda de Minas Gerais e trazida para uma importante coleção gaúcha, foi vendida para Salvador, depois de uma disputa com um colecionador de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A cama com cotação alta, noutros tempos, alcançou um preço mínimo que reflete o estágio atual. Resultado esperado, mas que mostra reação do mercado.
Artística cama trabalhada em marchetaria estilo Dona Maria I, dos anos 1780 a 1825, vendida no leilão da Garimpo para um colecionador da Bahia (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Ainda relatando as boas oportunidades oferecidas nos atuais leilões via Internet, destaco os trabalhos do artista paulista Octávio Araújo, cujos talentos relacionados pela enciclopédia Itaú são múltiplos. Além de desenhista, pintor, agravador e ilustrador.
O artista Octávio Araújo (Foto: Luiz Machado/Reprodução)
Obra titulada “Meditação sobre a Persistência da Ansiedade”, datada de 1972 (Foto: Reprodução)
Recordando sua trajetória, menciono parte de suas realizações: trabalhou como auxiliar de Candido Portinari. Com o prêmio de gravura do Salão Para Todos, realizado no Rio de Janeiro, em 1959, viaja para a China. Recebe em 1960 uma bolsa de estudos do Instituto Répin, em Leningrado, atual São Petersburgo, patrocinada pelo Ministério da Cultura da União Soviética (atual Rússia). Em 1961, frequenta o Instituto Poligráfico em Moscou. Permanece nessa cidade por oito anos, e trabalha como ilustrador de livros latino-americanos, tradutor e dublador de documentários.
“Nobilissima Visione”, datada de 1974 (Foto: Reprodução)
Autorretrato datado de 1950 (Foto: Reprodução)
Não dedicou tempo ao marketing e sua obra tem preços irrisórios como lances iniciais nos leilões, especialmente nos de São Paulo, onde viveu até sua morte em 2015. Admiro há longo tempo o trabalho de Octávio Araújo e vocês poderão conferir alguns dos seus desenhos, pinturas e gravuras reproduzidos aqui.