Lily: requinte e generosidade
Lily Safra: elegância & charme (Foto: Reprodução)
# A recente partida de Lily Safra fez relembrar sua origem gaúcha - ela enfatizava o local de seu nascimento, Canoas, nas conversas a respeito. Comentava, igualmente, sua intenção de visitar os pampas e conhecer as ruínas missioneiras, que admirava. Quando coincidia de Lucia e o embaixador Walther Moreira Salles estarem em Paris, o casal Lily e Edmond Safra os encontrava para drinks e jantares no Ritz. O elegante hotel da Place Vendôme era o endereço dos Moreira Salles na capital francesa.
# O patriarca do clã Safra foi acolhido pelo embaixador Moreira Salles quando vieram para o Brasil, e sempre foram muito agradecidos pelo apoio recebido.
# Lily e Lucia preferencialmente escolhiam vinhos brancos ou champagne para os brindes. Quando era o champagne, pediam batedores para tirar as borbulhas que não apreciavam. Elizabeth Taylor também tinha o mesmo costume e preferia tomar champagne em copos para poder usar o batedor com maior intensidade.
Lily e Edmond Safra (Foto: Reprodução)
# Lucia e Lily adquiriram na mesma ocasião, em Paris, os batedores de prata vermeil, isto é, prata dourada. Posteriormente, Lily vendeu sua coleção de arte e prataria, destinando grande parte do resultado para as entidades benemerentes, que manteve junto com o marido Edmond. Aliás, dizem que seus primeiros encontros foram em leilões de arte e antiguidades, que gostavam de frequentar, iniciando o romance que levou ao casamento.
Os catálogos da Sotheby’s (Foto: Divulgação)
# Os leilões realizados para a venda da coleção do casal Safra foram organizados pela Sotheby’s, de New York, e tiveram inúmeros catálogos editados, apresentando as peças. Dois deles, cuja realização acompanhei em outubro de 2011, vocês podem conferir nas fotos. No catálogo dedicado à prataria, uma página inteira foi destinada aos batedores de champagne, cujo valor inicial para os lances foi de US.& 5.000 a 7.000.
Os exclusivos batedores de champagne de prata vermeil e marfim da grife Cartier (Foto: Reprodução)
# Lily usufruiu suas escolhas requintadas e depois preferiu transformar em doações às entidades benemerentes que manteve até o final da vida.
No detalhe, os batedores (Foto: Reprodução)