Livro: amigo de sempre
Sofia Cavedon, Graça Craidy e Clarissa Pont no evento da Praça da Alfândega (Foto: Flávia Ferme/ Divulgação)
# O Dia do Leitor motivou eventos, destacando o prazer da leitura. Ana Maria de Souza, diretora da Biblioteca Pública, organizou a Festa da Leitura na Sala das Flores, com a presença de escritores conhecidos e muitos interessados. Durante o encontro, os participantes puderam escolher uma obra do acervo da biblioteca ou trazer de casa a sua própria para conversar a respeito.
# Graça Craidy, Higino Cosme Barros e Ayres Cerutti escolheram realizar uma comemoração junto às estátuas de Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, na Praça da Alfândega. Entre muitos que estiveram lá, a vereadora Sofia Cavedon e Clarissa Pont.
Participei da celebração em torno do Dia do Leitor (Foto: Flávia Ferme/ Divulgação)
# Convidado por Graça Craidy, fiz um comentário a respeito do prazer da leitura. Jean Anthelme Brillat Savarin, cuja obra Fisiologia do Gosto, Phisiologie du Goût no original, que conta a história da gastronomia, entre suas frases famosas, disse: “Os prazeres da mesa são os últimos que o homem deixa”. Mas, prefiro dizer: “A leitura é o último prazer que o homem pode usufruir até o final.” Os livros são amigos que se pode consultar a qualquer hora e dispensar, quando vem o sono, sem causar desprazer. Leituras de trechos de livros levados pelos participantes e conversas a respeito de literatura estenderam o encontro até o final da tarde.