Livros: tema de emoção & prazer
Yukio Mishima, pseudônimo de Kimitake Hiraoka, foi novelista, dramaturgo japonês e fundador da Tatenokai, entidade dedicada a conservar os valores tradicionais do Japão (Foto: Reprodução)
# Fiquei conhecendo o sucesso do escritor Yuko Mishima em meados da década de 1980, em Paris, num almoço com o cineasta Walter Salles, quando me comentou a respeito do intelectual japonês e me aconselhou a assistir o filme “Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos”, dirigido por Paul Schrader. O filme era sucesso de crítica e atraía grande público ao cinema. Agora, estou lendo “Confissões de uma máscara”, história com sabores autobiográficos de um jovem talento homossexual que precisa se esconder atrás de uma máscara para evitar a sociedade. O romance acabou alcançando tremendo sucesso literário, o que levou Mishima a um estado de celebridade. Seguiram-se outras publicações e traduções, de forma a ficar internacionalmente conhecido. Yukio Mishima concorreu a três Prêmios Nobel de literatura.
Exemplar do livro “Confissões de uma Máscara” (Foto: Reprodução)
# Particularmente atraentes os trechos referentes às emoções do escritor ao ver pela primeira vez a imagem de São Sebastião, pintada por um artista da Renascença, e as consequências desta visão. Igualmente de grande sensibilidade o relato de sua visão do mar e suas nuances durante as férias de verão numa praia do Japão. O lançamento da Companhia das Letras é imperdível.
Elisa Craidy, comando do espaço “Pra presente”, com o exemplar do livro “Tempo” (Foto: Divulgação)
# Visitar o espaço “Pra Presente”, instalado por Elisa Craidy no Instituto Ling, é permanentemente prazeroso. Em recente visita à “loja inteligente”, como costumo chamar, encontrei o livro “Tempo”, do casal Ana e Airton Cattani, com um relato fotográfico mostrando a passagem do tempo com fotos de mãos. O livro, com o selo da Editora Marcavisual, é mais uma manifestação da percepção aguda do casal. Ainda o talento de Ana: as caixas com suas borboletas, outro encantamento.
Capa do livro “Tempo”, de Ana e Airton Cattani, da editora Marcavisual (Foto: Divulgação/Reprodução)