Whatsapp

Notícias

Lygia: o mundo da arte

Criações que podem ser conferidas na mostra “Lygia Clark: Projeto para um planeta” (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

# A mostra “Projeto para um Planeta”, na Pinacoteca Luz, inaugurada no último sábado (dia 2), em São Paulo, permite rever Lygia Clark através da eficiente curadoria de Ana Maria Maia e Pollyana Quintella. Percorrer as sete salas expositivas evidencia a genialidade de Lygia, sempre contestadora e inovadora.

lk

Um garoto interagiu com um trabalho de Lygia (Foto: Paulo Gasparotto/especial) 

# Nas primeiras salas, com a série “Bichos”, incluindo espaços para interação com as obras, pude fazer o registro de um menino movimentando uma das peças, em perfeita sintonia com a arte. Realiza de forma completa a proposta das curadoras: o público participar da criação da obra, em suas múltiplas posições.

LK

No fragmento do longa... (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

lk

... podemos acompanhar um casal... (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

LK

... que, através de suas mãos, são capazes de sentir um ao outro (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

# Outra concepção marcante se observa nos trechos de um filme de 1973, integrando “O mundo de Lygia Clark”, com registro histórico de sua pesquisa para acionar as “memórias do corpo” individual e coletivo. Dois jovens, com as mãos presas, fazem o reconhecimento de suas faces. O efeito é magnífico, como podem conferir nas fotos.

LK

Instigante quadro, sem moldura, de Lygia Clark (Foto: Paulo Gasparotto/especial) 

# Entre as fases da pintura, impressionam as telas em que aboliu as molduras, “Quebra da moldura”, na década de 50, como podem observar na foto.

# Um painel apresenta trechos da correspondência de Lygia com críticos de arte e, entre os mais relevantes, destaco: "Acredito firmemente na procura de uma fusão entre arte e vida. Não é possível ao homem essa pretensa indiferença ao meio ambiente em que ele vive".

LK

Encontrei José Henrique Rolim, crítico de arte, e Paulo von Poser durante a visita à mostra (Foto: Paulo Gasparotto/especial) 

# Liba e o médico Rubem Knijnik, cuja trajetória foi ligada à arte, foram os primeiros a ter alguns dos bichos em sua coleção.

# Visitar a mostra “Projetos para um Planeta” na Pina, conforme os paulistas dizem, vale inúmeras viagens a São Paulo.

LK

Catálogo da mostra “Lygia Clark: Projeto para um planeta” (Foto: Reprodução)