Whatsapp

Notícias

Magia do cinema & música

Cinema Paradiso: noite incrível na Cinemateca Capitólio (Foto: Daniel Scherer/Divulgação)

# O cônsul Roberto Bortot recebeu acompanhado por Loy Demari, assessora do Consulado da Itália, para as celebrações do 76º Aniversário da República Italiana, quinta-feira última (dia 2), na Cinemateca Capitólio. Um belo e emocionante espetáculo musical inédito em homenagem ao cinema italiano foi apresentado com a magistral participação do ator Zé Adão Barbosa, contando com Thiago Ruffoni, Luiza Waichel e Leslie Taube, que igualmente esbanjaram talento. O musical celebra o fazer artístico e a experiência do espectador através da integração de diferentes linguagens do cinema, da dança, do teatro e da música.

capitólio

Descontração no coquetel: Isadora Aquini, direção geral do musical, Loy Demari, assessora do consulado, e Roberto Bortot, cônsul-geral da Itália, na Cinemateca Capitólio (Foto: Daniel Scherer/Divulgação)

# Produzido por Bell’Anima Produções, o espetáculo integra música ao vivo, coreografia e teatro em reprodução de cenas icônicas de diferentes épocas do cinema italiano, extraídas de clássicos como “La Strada” (1954), “La Dolce Vita” (1960), de Federico Fellini, os westerns “Era uma vez no Oeste” (1966) e “Três Homens em conflito” (1968), de Sergio Leone, entre outros, além do filme que dá nome ao espetáculo: Cinema Paradiso (1988), de Giusepe Tornatore.

Romy e Shane Christensen, ele cônsul-geral dos EUA nos pampas, com Roberto Bortot (Foto: Carlos Chaves/Divulgação)

zé

Em destaque: Zé Adão Barbosa, cuja genial interpretação de Federico Fellini foi intensamente aplaudida (Foto: Daniel Scherer/Divulgação)

zé

Outro momento do espetáculo: Zé Adão Barbosa atuando entre os artistas (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

# As célebres trilhas sonoras de Nino Rota e Ennio Morricone foram executadas ao vivo por 19 músicos em orquestra montada pelo diretor musical Vagner Cunha, que assina também os arranjos das músicas de Rota e Morricone. Com concepção, roteiro e direção geral de Isadora Aquini e direção cênica e coreografias de Carlota Albuquerque (Grupo Terpsí).

couple

Os artistas perfomaram uma dança (Foto: Daniel Scherer/Divulgação)

couple

Close no casal de dançarinos relacionado à “La Dolce Vita” (Foto: Carlos Chaves/Divulgação)

# A plateia manifestou sua emoção, aplaudindo entusiasticamente, em pé, ao final da apresentação. Os cumprimentos ao cônsul Roberto Bortot e ao elenco e músicos foram muitos durante o coquetel que continuou a comemoração. Paula Constantino e sua eficiente equipe foram responsáveis pela acolhida e o desenrolar da categorizada comemoração.

masina

Carlota Albuquerque, responsável pelas coreografias e direção cênica, o maestro Antonio Borges-Cunha e os músicos agradeceram os entusiásticos aplausos no final (Foto: Daniel Scherer/Divulgação)

# Perguntei a Isadora Aquini quando seria a nova apresentação, que desejo muito rever e repetir os aplausos – especialmente ao visualizar a genial Giulietta Masina. Deverão realizar duas apresentações em outras cidades do Estado, mas igualmente estão previstas encenações em Porto Alegre no segundo semestre de 2022. Evidenciando talentos gaúchos, o musical é realmente imperdível.

paula

Paula Constantino: categoria na acolhida dos festejos do 76º Aniversário da República Italiana (Foto: Carlos Chaves/Divulgação)

tumelero

Giovanni Jarros Tumelero (Foto: Carlos Chaves/Divulgação

end

Após vibrar ao longo do espetáculo, na despedida, a plateia aplaudiu as performances dos artistas (Foto: Carlos Chaves/Divulgação)