Merecendo respeito e admiração
Denise Wolf, presidente do IECAM, Alzira Gomes, da Aldeia Teko’a Nhuundy, em Viamão, e Ana Paula Dixon apresentaram aos visitantes arte e literatura relacionadas aos povos indígenas, além do material informativo (Foto: Janaína Silva/Divulgação)
# Repercute a afirmativa de Joênia Wapichana, a presidente da FUNAI e a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal, por Roraima, referente aos pedidos de perdão concedidos pela Comissão da Anistia aos povos indígenas. Foi enfática ao dizer que são necessárias medidas de reparação ambiental, territorial e social. Igualmente, os povos indígenas merecem a consideração e o reconhecimento de suas atividades relacionadas às artes, à terra e à sua maneira de viver.
Joênia Wapichana, presidente da Funai (Foto: Reprodução)
Livro e materiais informativos disponibilizados pelo IECAM na comemoração do Dia dos Povos Indígenas, na Redenção (Foto: Divulgação)
# Um bom exemplo desta iniciativa foi o que a equipe do Projeto Ar, Água e Terra, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, realizou no último domingo (dia 19), no gazebo instalado junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção. Comemoraram o Dia dos Povos Indígenas (19/04) com muitas trocas, enquanto a equipe multidisciplinar do projeto apresentou aos interessados o trabalho de recuperação e conservação ambiental em conjunto com os povos Guarani das aldeias participantes, enquanto a turma da Dixon Comunicação recebeu jornalistas. A presença da Guarani Alzira Gomes, da aldeia Teko’a Nhuundy – Viamão, foi muito especial. Alzira levou um pouco da tradição do seu povo por meio da autêntica arte guarani exposta e comercializada no local.
# Material de divulgação do IECAM - Institutos de Estudos Culturais e Ambientais, além de obras como Nhemombaraete Reko Rã’I, com desenhos e histórias de José Verá, igualmente fizeram parte da mostra. Denise Wolf, presidente do IECAM, comentou os vários projetos que deverão continuar o trabalho de reconhecimento às civilizações indígenas. Para mais informações sobre o IECAM e o Projeto Ar, Água e Terra, clique aqui.
Uma seleção de peças de arte indígena, com destaque a representação de animais, fizeram parte da mostra (Foto: Divulgação)
Os adornos de colorido e desenhos atraentes completaram a exposição (Foto: Divulgação)