Whatsapp

Notícias

Mestria e percepção

O artista Yeddo Titze (Foto: Ronald Mendes/Reprodução)

# Merecidamente, está sendo relembrado o artista Yeddo Nogueira Titze, de grande talento e sensibilidade, com duas exposições programadas pela entidade Amigos do Museu de Arte de Santa Maria-AMSM, por meio do projeto “Diversidade Cultural: Legado de Yeddo Titze Através da Memória e do Pertencimento”.

yt

Pequeno quadro, datado de 2008 (Foto: Divulgação)

# Yeddo Titze teve formação no Instituto de Artes, quando foi aluno de Ado Malagoli. Completou seu aprendizado em Paris, com aulas de pintura e curso na tapeçaria de Aubusson. Lecionou no Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Durante os anos de 1976 a 1979, foi o responsável pelo setor de Artes Plásticas na Funarte, em Brasília.

echarpe

Item raro: echarpe que leva a assinatura do talentoso artista (Foto: Divulgação)

yeddo

No detalhe: a assinatura do artista, datado de 1971 (Foto: Divulgação)

# Suas obras, desenhos, pinturas e tapeçarias estão com colecionadores e raramente aparecem no mercado de arte. As mostras “Vigia e Orai-o vazio de quem parte”, na sala Iberê Camargo, e “O Mestre e seus alunos”, na sala Jeanine Viero, no Museu de Arte de Santa Maria, iniciaram dia 3 de agosto. Josias Ribeiro, presidente da ASMAM, é um dos responsáveis pelos eventos que poderão conferidos, de forma virtual, em breve

yeddo

O Museu de Arte de Santa Maria reúne obras de vários colecionadores nas mostras que relembram Yeddo (Foto: Divulgação)