Mistério & elegância
O icônico Alfred Hitchcock junto à morada em que viveu em Los Angeles (Foto: Reprodução)
# A revista Vogue nº 552, de dezembro de 1974/janeiro de 1975, tendo como redator chefe o cineasta Alfred Hitchcock, além da visita documentada à morada do instigante personagem, reúne criações inusitadas de publicidade dos artigos de luxo em clima de mistério e terror.
# A edição inclui uma visita à residência de Alma Reville, Madame Hitchcock, e do cineasta em Bel Air, bairro retirado de Los Angeles. Em meio a jardins e antigas árvores, a casa não tinha nada das moradas dos poderosos da cidade do cinema. Lembrava uma residência do interior da Inglaterra. O casal comentou que recebia muito pouco, não apreciava piscina e tão pouco exercícios físicos. A ambientação, cuja entrada tinha um quadro de Salvador Dali com dedicatória, e outro de Paul Klee, não apresentava um mobiliário de estilo rebuscado nem peças de efeito.
A edição da Revista Vogue coordenada pelo diretor e produtor cinematográfico Alfred Hitchcock é uma das mais atraentes entre as produzidas por grandes nomes das artes (Foto: Reprodução)
# Hitch, como Alma se referia ao marido, iniciava o dia às 9 horas da manhã, lendo os jornais mais importantes do mundo que ficavam à disposição junto à mesa do café. Sarah, a sealyham terrier, raça criada na Grã Bretanha, era a companheira inseparável do casal, que sempre teve pets em suas moradas.
Alma Reville e o marido Alfred Hitchcock com a pequena Sarah (Foto: Reprodução)
Alfred, acompanhado por Sarah, na leitura diária dos jornais (Foto: Reprodução)
# Hitchcock teve estrelas de grande charme em suas produções, como Ingrid Bergman e Grace Kelly. Dois dos filmes de maior sucesso, numa sequência de êxitos festejados em todo mundo, foram “Janela Indiscreta” e “Ladrão de Casaca”, este lembrando o personagem de Maurice Leblanc, Arséne Lupin, fascínio de várias gerações e que agora a Netflix revive com um esplêndido ator colored, Omar Sy. A trama do sofisticado filme se desenrola no Hotel Carlton, de Cannes, em cujos recantos Grace Kelly circula com trajes e complementos para o verão de uma elegância insuperável como vocês podem conferir nas fotos. “Psicose” é outro filme que não sai da lembrança.
Grace Kelly em uma conversa com James Stewart e Alfred Hitchcock durante as filmagens de “Janela Indiscreta” (Foto: Reprodução)
Grace Kelly contracenando com James Stewart em “Janela Indiscreta” (Foto: Reprodução)
Pôster do longa “Janela Indiscreta” (Foto: Reprodução)
Capa do livro “O Ladrão de Casaca”, que inspirou Hitch na realização do filme de mesmo nome (Foto: Reprodução)
Grace Kelly, elegantíssima no traje e chapéu de verão, e Cary Grant estrelaram o longa de 1955 (Foto: Reprodução)
Vera Miles e John Gavin atentos às palavras de Alfred durante as gravações de “Psicose” (Foto: Reprodução)
# A edição da Revista Vogue tem publicidades com o mesmo sabor de mistério e sofisticação dos filmes do insuperável cineasta. Seguramente, a edição mais inusitada e de um refinamento incomum. Como foi o estilo de Hitch.
A safira de 45 quilates tem destaque especial na foto em que um menino segura a garganta da modelo. Um insinuação ao gosto de Hitchcock (Foto: Reprodução)
O cenário para esta publicidade foi o corredor do Hotel Plaza Athénée, de Paris, o preferido de Alma e Hitchcock. A modelo veste lingerie de Christian Dior e o frasco tombado ao lado é o perfume “Nº 19”, que lembra o dia do nascimento de Chanel, criadora da essência (Foto: Reprodução)
O clima de mistério envolve os três personagens que exibem o frasco do célebre perfume “Arpège” com a imagem que Jeanne Lanvin lançou na década de 1920 (Foto: Reprodução)