Moldura de arquitetura nobre e história
Luciano Motta, Gunter Axt, Ana Pellini e Karina Capaverde (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)
# Karína Capaverde, diretora da mostra CASACOR RS, comentou a qualidade arquitetônica e o valor histórico do conjunto que compõem a Pia Instituição Chaves Barcellos, construída por Ilza Bastian Pinto Chaves Barcellos e Pedro Chaves Barcellos em 1923, ao receber os convidados no encontro do final da manhã desta terça-feira (dia 16). Estiveram presentes arquitetos e outros nomes relacionados à área da decoração que ficaram conhecendo o projeto da edição comemorativa de três décadas da CASACOR RS. No projeto apresentado, 3.500 metros quadrados da construção foram segmentados em 42 ambientes que terão temas diversos e espaços variados.
A edição de três décadas da CASACOR RS será em cenário de grande categoria, a Pia Instituição Chaves Barcellos (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)
# Entre as áreas de especial significado, a capela neogótica, em ótimo estado de conservação e que poderá ser vista durante o evento. A arquiteta Aclaene de Mello, responsável pelo projeto arquitetônico geral do evento, conta que um dos principais desafios foi a criação do circuito de visitação. “O layout foi um fator determinante, tanto para escolha do mix de espaços, quanto para o funcionamento do evento. E por se tratar de um imóvel em processo de tombamento, muitas características serão preservadas, como pisos, forros e esquadrias, o que vai enriquecer ainda mais a mostra”, explicou.
No detalhe: uma vista da bonita capela, cujo estilo foi conservado desde sua construção em 1923 (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)
# O projeto geral da CASACOR RS 2022 tem direção da arquiteta e de Vera Capaverde com coordenação de patrimônio histórico e restauro do arquiteto Lucas Volpato. Gunter Axt,o secretário municipal de Cultura, prestigiou o encontro que reuniu nomes conhecidos de vários setores.
Os arquitetos Helio Freitas e Pedro Massuco estiveram conferindo os espaços (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)