Whatsapp

Notícias

Momento de intensa realização

Heloísa Crocco: encantamento com a nobreza da madeira (Foto: Divulgação)

# Heloísa Crocco (1949, Porto Alegre), com o entusiasmo e intensidade dos nascidos no signo de Leão, é um dos principais nomes da junção design e artesanato no país. Não só pela longevidade de seu trabalho na área - foi uma das primeiras designers a incursionar no artesanato, em 1993 -, mas especialmente pela consistência e coerência de sua trajetória.

# Cruzar fronteiras, aliás, parece ser uma de suas características. Heloísa se formou em Desenho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) em 1970. Na década seguinte, atuou predominantemente em artes plásticas, tanto como artista quanto como docente; De 1972 a 1979, lecionou Educação Artística na Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul. Decisivos em sua formação foram os cursos de criatividade com o inglês Tom Hudson e de tapeçaria com Zorávia Betiol e Elizabeth Rosenfeld.

# O trabalho como designer começou em 1976. Participou do desenvolvimento da coleção da Tactile para a grife de moda Clô Orosco e fez a linha de móbiles Activ para a então nascente Tok & Stok, em conjunto com outro gaúcho, Antonio Aiello. A atuação no design começou a tomar um rumo bem particular e próprio em 1986, quando entrou pela primeira vez na floresta amazônica. O “guia” não poderia ter sido melhor: era o seu amigo arquiteto e designer José Zanine Caldas. Heloísa ficou fascinada com as árvores e com o enorme potencial da madeira, material tão caracteristicamente brasileiro.

# O caminho se delineou quando, ao acaso, viu o tronco serrado de uma árvore. O ponto de vista era diferente do usual, já que geralmente a madeira é cortada em lâminas. Mudado o ponto-de-vista, mudou também o que viu: Heloísa se encantou com os veios e com a riqueza insuspeitada que encontrou no cerne da madeira.

# Heloísa Crocco é uma das raras designers brasileiras que é contratada com regularidade para trabalhos no exterior. Entre 1986 a 1995, uma vez por ano foi à Colômbia para dar um curso de design têxtil na Universidade de los Andes. O curso tratou justamente do procedimento de escolha de uma ideia matricial para o desenvolvimento de uma linha. Naquele país, ela desenvolveu uma coleção cuja base são as tramas e texturas da arte pré-colombiana. Outra experiência internacional foi com o Manos del Uruguay, instituição que reúne artesãs da lã no Uruguai.

# Heloísa segue trabalhando tanto com comunidades artesanais como desenvolvendo seu próprio trabalho independente como designer. A cada ano, o Projeto Topomorfose ganha novas aplicações. Quanto às artes plásticas, acabou enveredando por um sucedâneo do Topomorfose: ganhou de um amigo que fornece cercas de madeira para os Estados Unidos, e o refugo da produção, triângulos que ele corta das pontinhas de cada cerca, para chegar ao desenho preciso exigido pelo mercado norte-americano. Os retalhos, que seriam jogados fora ou queimados, passaram a ser usados por Heloísa para fazer painéis de parede. Expostos em galerias de arte, têm ganho terreno e alguns foram instalados fora do Brasil . Eles têm rendido ainda transposições para outros suportes.

Questionário de Marcel Proust

1. Qual o aspecto mais marcante de sua personalidade?

– Ser corajosa.

2. Qual sua principal característica?

– Ser criativa.

3. Qual seu passatempo favorito?

– Amar.

4. Se não fosse você, quem gostaria de ser?

– Estou feliz com a Heloísa Crocco.

5. Onde gostaria de morar?

– Em um país mais justo, com vizinhos que não cortassem as árvores que chegaram antes da gente na natureza.

6. Qual sua cor favorita?

– Azul índigo.

7. Quem são seus escritores favoritos?

– Guimarães Rosa, Darcy Ribeiro e Merleau- Ponty.

8. Quem são seus compositores favoritos?

– Tom Jobim, Nelson Freire, Vinícius de Morais e Chico Buarque.

9. Quem são seus heróis na vida real?

– No mundo da estética: Issey Miyake e Axel Vervoordt.

10. Que talento você mais queria ter?

– Dançar... como as bailarinas do grupo Corpo.

11. Qual é seu estado de espírito atual?

– Livre.

12. Qual é seu lema?

– Hoje! E não adiar nada.

13. Na tua atividade, o que te proporciona maior motivação?

– O reconhecimento ao meu trabalho.

14. Qual seria a maior realização em seu trabalho?

– Continuar perseguindo com rigor um resultado maior.

 crocco

Heloísa Crocco: dedicação à arte (Foto: Divulgação)