Morada de Iberê: encontro de artistas
Andrea Nascente, da Dell Anno, Emilio Kalil, superintendente da Fundação Iberê, Emil Achutti Bered, arquiteto que projetou a morada, e Cláudio Sachet, também da Dell Anno (Foto: Marcelo Curia/Divulgação)
# A morada-ateliê onde Iberê Camargo viveu, acompanhado por Maria Coursirat Camargo, e trabalhou até o final, está pronta para receber artistas do mundo todo. Serão visitantes de diferentes origens, e a França deverá ser a primeira a enviar seus artistas para estágios de trabalho aqui. O primeiro acordo de cooperação, com o apoio da Aliança Francesa, será com o Institut Française. O primeiro convidado deverá chegar ainda no segundo semestre.
A artista Vera Chaves Barcellos registrando um dos recantos da morada (Foto: Marcelo Curia/Divulgação)
# Emilio Kalil, diretor da Fundação Iberê, a quem pertence a morada-ateliê, recebeu na manhã da última terça-feira (dia 13) para apresentar o espaço com a presença do arquiteto Emil Achutti Bered, um dos precursores da arquitetura modernista nos pampas e autor do projeto da casa, a artista Vera Chaves Barcellos, Jorge Johannpeter, Justo Werlang, Mélanie Le Bihan, diretora-geral da Aliança Francesa de Porto Alegre, e Gabriela Berghahn, entre outros.
Mélanie Le Bihan, diretora-geral da Aliança Francesa de Porto Alegre, Gabriela Berghahn, igualmente da Aliança Francesa, Emilio Kalil e Justo Werlang (Foto: Marcelo Curia/Divulgação)
# Trata-se de uma complementação de qualidade ao projeto desenvolvido pela Fundação Iberê Camargo, projetando sua atividade no setor artístico internacional.
Mélanie Le Bihan, Emilio Kalil, Jorge Gerdau Johannpeter e Emil Achutti Bered (Foto: Marcelo Curia/Divulgação)
No detalhe: a entrada da morada de Maria e Iberê Camargo (Foto: Marcelo Curia/Divulgação)