Música: bela motivação
Na última terça-feira (dia 14), aconteceu a abertura do Memorial da OSPA (Foto: Israh Ramos/Divulgação OSPA)
# O Memorial da OSPA, com 73 anos de múltiplas realizações musicais – uma das mais longevas orquestras do Brasil - reúne um grande e importante acervo. O trabalho de pesquisa e catalogação, tendo à frente o curador Paulo Amaral e contando com José Francisco Alves e Dorvalina Gomes, iniciou há três anos, abordando um acervo reunido desde 1950, ano de fundação da entidade.
No espaço, o público poderá conferir a história da mais longeva Orquestra brasileira em atividades ininterruptas (Foto: Israh Ramos/Divulgação OSPA)
# Contando com o estímulo do médico Gilberto Schwartsmann, atual presidente da OSPA, o acervo, instalado com expositivo de Ceres Storchi e Emily Borghetti, teve inauguração festiva na noite de terça-feira (dia 14). O Quarteto Ibirapitanga realizou uma apresentação e o speech inicial foi de Gilberto Schwartsmann, destacando seu entusiasmo pela orquestra, solicitando a atenção da secretária estadual de Cultura, Beatriz Araujo, para um projeto de remuneração aos músicos condizente com sua qualidade e dedicação.
# A partir do dia 21 de novembro, o público poderá visitar este acervo que comprova a cultura musical de Porto Alegre, cuja plateia é bem comentada pelo interesse nos espetáculos de música erudita.
José Francisco Alves, Paulo Amaral, a secretária estadual de Cultura, Beatriz Araujo, o presidente da Fundação Ospa Gilberto Schwartsmann e Francisco Marshall (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Geraldo Lopes, Beatriz Araujo e Gilberto Schwartsmann descerrando a placa (Foto: Israh Ramos/Divulgação OSPA)
Henry Ventura, secretário de Cultura e Economia Criativa, de Porto Alegre (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Pedro Blos Lopes e Geraldo Lopes (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Luis Roberto Ponte e Thiago Sarmento Leite (Foto: Israh Ramos/Divulgação OSPA)
Brigitta Calloni (violino), Geovane Marquetti (violino), Cleverson Cremer (viola) e Murilo Alves (Violoncelo), o Quarteto Ibirapitanga, todos músicos da OSPA (Foto: Israh Ramos/Divulgação OSPA)
Flávio Leite, Simone Adriano, Evandro Matté, Larissa Hoffmeister, Juliana Bublitz e Luiza Piffero (Foto: Israh Ramos/Divulgação OSPA)