Nome marcante
Salus Loch, Nilson Luiz May, José Francisco Alves, Oscar Faedrich e Marco Aurélio Biermann Pinto (Foto: Cris von Appen/Divulgação)
# Nelson Boeira Faedrich, que viveu de 1912 a 1994, está sendo homenageado na Casa da Memória Federação Unimed RS. A exposição denominada “Trajetória” estará aberta à visitação até 14 de março do próximo ano, mostrando mais de 100 originais de pinturas, desenhos e gravuras.
# Faedrich, sobrinho do pintor Oscar Boeira, de reconhecido talento, exerceu também funções de cenógrafo teatral, criador em agências de publicidade e ilustrador da Editora Globo e dos jornais A Hora e Correio do Povo. Outro trabalho marcante foi o projeto e decoração do salão de festas da Associação Leopoldina Juvenil. Os curadores são José Francisco Alves e Marco Aurélio Biermann Pinto
Oscar Faedrich e Nilson Luiz May na Casa da Memória Federação Unimed RS Foto: Cris von Appen/Divulgação)
# A última retrospectiva de Faedrich ocorreu em 1981, no Museu de Artes do Rio Grande do Sul. Durante a abertura da exposição, nesta quarta-feira à noite, o presidente da Federação Unimed, médico e escritor Nilson Luiz May, notável incentivador da cultura, enalteceu o valor da obra de Faedrich. Oscar, filho do artista plástico, ao se pronunciar, lembrou que Walt Disney convidou seu pai para trabalhar nos Estados Unidos, mas ele preferiu não deixar Porto Alegre. A Casa da Memória tem Salus Loch como coordenador e a jornalista Cris von Appen na Assessoria de Comunicação.