Whatsapp

Notícias

O inebriante perfume do tango

Astor Piazzolla: tango inesquecível (Foto: Reprodução)

# O centenário de nascimento de Astor Piazzolla, considerado um dos nomes importantes da música no século 20, será dia 11 de março. O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho foi o primeiro a comentar a importante celebração num artigo, demonstrando conhecimento da trajetória do músico argentino, no jornal O Estado de São Paulo.

 

astor

Astor Piazzolla ainda criança, já com o seu instrumento (Foto: Reprodução)

# Piazzola nasceu na Argentina e passou a infância e adolescência em Nova Iorque, onde conviveu com Carlos Gardel. Em alguns momentos, o jovem mostrou as habilidades com bandoneon, além de servir como intérprete do cantor em lojas onde ia para comprar roupas. Piazzolla falava muito bem a língua inglesa. Gardel afeiçoou-se ao menino, mas criticou seu estilo de executar o tango. Piazzolla inclusive fez uma ponta no filme “El Dia que me Quieras”, o terceiro de Gardel em Hollywood.

# Depois do retorno da família a Buenos Aires, Piazzolla dedicou-se ao tango, trabalhando com o grande Anibal Troillo, para o qual fez arranjos e com quem se apresentou no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. Sua composição Sinfonieta para Orquestra de Câmara Opus 19 foi escolhida como a melhor obra erudita e recebeu uma bolsa de estudos do governo francês. Estudou com Nadia Boulanger, mestra que estimulou grandes músicos em suas carreiras. Fez Piazzolla tocar um tango ao piano. Antes do final, disse “Isto é Piazzolla!”. Astor comentava: “Ela me ajudou a me encontrar comigo mesmo.”

# Em seu artigo, João Marcos Coelho comenta: “Mal comparando, Piazzolla está para o tango como Tom Jobim para a música brasileira – divisor de águas, responsável por uma revolução artística raríssima: transformou um gênero totalmente estratificado em laboratório de pesquisas para novos voos instrumentais”.

 

astor

Astor Piazzolla, já adulto e mestre nos acordes (Foto: Reprodução)

caric

Caricatura do mestre Piazzolla feita pelo artista Itu Tango (Foto: Reprodução)

# Entre as obras inesquecíveis de Piazzolla estão “Cuatro Estaciones Porteñas” e o álbum duplo “Maria de Buenos Aires”, relançamento de gravação liderada por Gidon Kremer e Horácio Ferrer. No próximo 5 de março, será lançado o LP e em formato digital “Astor Piazzolla Libertango”.

 

astor

O LP “Astor Piazzolla: Libertango” conta com a presença de vários artistas. Mais informações podem ser encontradas clicando aqui (Foto: Reprodução)

# Antes de sua partida, no ano de 1992, Piazzolla comentou: “Tenho esperança de que minha obra será ouvida em 2020. E no ano 3000 também. Às vezes tenho certeza disso, porque a música que faço é diferente. Terei um lugar na história como Gardel. Minha música pode agradar ou não, mas ninguém pode negar que ela é boa: é bem orquestrada, é nova, é deste século e tem o perfume do tango, aquilo que a torna atraente no mundo inteiro.”

 

tango

Tango: dança elegante de passos elaborados (Foto: Reprodução)