Whatsapp

Notícias

O que a França está ouvindo

Dorival Caymmi: um dos ícones da boa música brasileira (Foto: Divulgação)


# O Jornal Le Monde, na edição do dia 16 deste mês, apresentou os lançamentos de álbuns especialmente produzidos para este final de ano. Duas joias musicais entusiasmam aos apreciadores da música brasileira e ao jazz de Miles Davis.


Capa do álbum que exalta os compositores brasileiros (Foto: Divulgação

Capa do álbum que exalta os compositores brasileiros (Foto: Divulgação

 

# O álbum Os Poetas da Canção Brasileira (1933-1962), definido no artigo como um delicioso mergulho na herança musical popular brasileira que não para de revelar seus encantos e segredos. A antologia idealizada e documentada pela cantora e compositora Teca Calazans e pelo musicólogo Philippe Lesage, toma como eixo central a poética da canção brasileira dos anos 1930 ao início dos anos 1960.


# Para ilustrá-la, três grandes artistas: os sambistas Dorival Caymmi (1914-2008), considerado um dos fundadores da música popular moderna no Brasil; Noel Rosa (1910-1937), muitas vezes apresentado como o criador da canção popular urbana brasileira, e o poeta da bossa nova, Vinicius de Moraes (1913-1980). Inclui ainda Orestes Barbosa, Cartola e Cândido das Neves, um dos primeiros a gravar discos no Brasil.


O americano Miles Davis foi um dos maiores músicos do século 20 (Foto: Divulgação)

O americano Miles Davis foi um dos maiores músicos do século 20 (Foto: Divulgação)


# O mesmo requinte musical se evidencia no álbum The Bootleg Series vol. 8 Jazz. Dedicada aos arquivos, principalmente de concertos, do trompetista americano Miles Davis (1926-1991), a coleção Bootleg Series apresenta em sua oitava publicação uma França Especial. Há também participações do músico no Festival Internacional de Jazz de Antibes - Juan-les-Pins nos dias 26, 27 e 28 de julho de 1963 e nas duas Salle Pleyel, em Paris, a 1º de outubro de 1964. Um período de transição para Miles Davis.