Whatsapp

Notícias

Olhar elegante

Suzana Schilling e Salete Foernges organizaram o Memorial Óptica Foernges (Foto: Jonas Adriano/Divulgação)

# As comemorações do 125º aniversário da Óptica Foernges incluem a instalação do Memorial Óptica Foernges, de importante significado no ramo óptico, tanto nos pampas como no Brasil.

# Salete Foernges e a historiadora e pesquisadora Suzana Schilling mergulham juntas nessas memórias, desde a pesquisa para o livro “Um Olhar Sobre a História da Óptica Foernges”, publicado em 2015. Elas reconstroem histórias em meio a livros de registros cuidadosamente preservados, óculos centenários e outras memorabilias, em trabalho minucioso que é característico de Suzana.

 

aaa

A luneta artisticamente trabalhada pertenceu à coleção da jornalista Gilda Marinho (Foto: Jonas Adriano/Divulgação) 

# Participei desta busca e encaminhei lunetas, pince nez e outros óculos antigos da coleção da jornalista Gilda Marinho e de seu pai, o advogado Gonçalo Marinho Cavalcanti, nascido no Rio Grande do Norte, para o Memorial Foernges, que inclui inúmeras peças com seu sinete e que foram de propriedade de personagens conhecidos. Entre outros, o barômetro que foi do comendador Eduardo Secco, como podem conferir nas fotos.

# O projeto seria apresentado ainda este ano. Devido ao cenário atual em que vivemos, será revelado em 2021 como o Memorial Óptica Foernges, com apoio do designer Ivan Andrade, localizado na Maison Foernges, da Rua 24 de Outubro. Depois de uma apresentação festiva, em que receberão Salete e Bruno Foernges com os filhos, o memorial estará aberto a todos os interessados.

 

aaa

No detalhe: o barômetro e livros antigos da Óptica Foergens contam a história de 125 anos de tradição (Foto: Jonas Adriano/Divulgação)