Whatsapp

Notícias

Olhar em 2023

Em março de 2023, a Fundação Iberê apresentou a mostra “Magliani”, que tinha Denise Mattar e Gustavo Possamai como curadores (Foto: Nilton Santolin/Divulgação)

# Entre as boas surpresas de 2023 o crescimento do número das exposições de arte, bons espetáculos teatrais e shows, filmes marcantes e o retorno das óperas a cena porto-alegrense, novos restaurantes e casas noturnas, boa parte dando maior realce ao 4º Distrito, e ainda personagens e eventos culturais e sociais de marcante expressão, que registrei no blog.

# A mostra retrospectiva “Magliani”, no mês de março, na Fundação Iberê, dirigida por Emilio Kalil, foi o reconhecimento devido a minha querida amiga e colega dos primórdios de minha atividade na RBS. Os curadores Denise Mattar e Gustavo Porsamai criaram uma das mais bonitas exposições do ano.

minha gente

“Minha gente”, datado de 1991, de Iberê Camargo, obra selecionada pela curadora Vera Chaves Barcellos (Foto: Fábio Del Re/Viva Foto/Divulgação)

# Vera Chaves Barcellos teve outros dois momentos especiais na Iberê, primeiramente exercendo a curadoria das obras de Iberê Camargo integrantes do acervo da fundação. Revelou desenhos magistrais, muitos deles nunca expostos.

vcb

Vera Chaves Barcellos apresentou “O estranho desaparecimento de Vera Chaves Barcellos”, também na Fundação Iberê (Foto: Marcelo Curia/Divulgação)

bienal

Raphael Fonseca, que atuou como curador na mostra de Vera Chaves Barcellas, ascendeu à curador-chefe da 14ª Bienal do Mercosul (Foto: Pedro Antônio Heinrich/especial)

# Na mostra dos trabalhos de Vera, em maio, entre as variadas e talentosas obras, a seleção de fotos de pés, apresentadas com raro talento pelo curador Raphael Fonseca. Atenta e determinada Carmen Ferrão, à frente da Bienal Mercosul, convidou Raphael Fonseca para ser o curador- chefe da 14ª Bienal Mercosul, prevista para setembro de 2024. Adiantando: Carlos Vergara terá uma exposição na Fundação Iberê, em fevereiro de 2024.

siron

Após um longo período, o goiano Siron Franco voltou aos pampas para apresentar a mostra “Armadilha para Capturar Sonhos”, no Farol Santander (Foto: Desirée Ferreira/Divulgação)

# Siron Franco, que garante ser a capital gaúcha como sua cidade, veio inaugurar a mostra com parte de suas obras que integram a coleção de Justo Werlang, nos espaços do Farol Santander. Na ocasião, foi lançada a obra “Siron Franco – na coleção Justo Werlang”, da Editora Cosac Naify.

felizardo

Paulo Amaral, coordenador de Artes Visuais da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o fotógrafo Luiz Carlos Felizardo, o curador da mostra Marco Antonio Filho e Flávio Krawczyk, diretor do Acervo Artístico da Prefeitura na abertura da mostra na Pinacoteca Ruben Berta (Foto: Ana Laggazio/Divulgação)

# Luiz Carlos Felizardo, merecidamente escolhido como o artista homenageado do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, recebeu outro tributo com a mostra “Desenho: Fotografias de Luiz Carlos Felizardo”, inaugurada na primeira semana de dezembro, na Pinacoteca Ruben Berta. O curador Marco Antonio Filho selecionou uma primeira parte de trabalhos do acervo de Felizardo, permitindo conhecer algumas facetas do talento do fotógrafo. Encerrou a programação do ano da Pinacoteca Ruben Berta de forma muito especial.

almodóvar

Pedro Pascal e Ethan Hawk protagonizaram o curta-metragem “Estranha Forma de Vida” do diretor Pedro Almodóvar (Foto: Reprodução)

elis

“Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”: grata surpresa na Cinemateca Paulo Amorim (Foto: Reprodução)

# Alguns dos filmes aclamados foram apresentados na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana. Entre eles, “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”, dos diretores Roberto de Oliveira e Jom Tom Azulay, com a dupla conversando e cantando juntos e mostrando quanto a influência do compositor tornou a cantora ainda mais atraente. Por sua vez, “Estranha Forma de Vida” evidenciou com ênfase o grande talento de Almodóvar. Também no mesmo espaço da CCMQ, o mini-documentário “Fernando Baril – O desafio da tela em branco”, de Gilberto Perin e Emerson Souza, foi aplaudido.

baril

Fernando Baril durante as gravações do curta-metragem (Foto: Gilberto Perin/Divulgação)

holtz

Vera Holtz protagonizou o espetáculo “Ficções” (Foto: Reprodução)

# A cena de Porto Alegre segue sendo exemplo do esforço e dedicação dos atores locais merecendo a maior ênfase. Vera Holtz, renovando e mostrando suas excepcionais qualidades de atriz, trouxe “Ficções”, que entusiasmou a todos a partir dos funcionários do Theatro São Pedro e a plateia, foram mais de quatro mil, que aplaudiram o espetáculo considerado o melhor do ano no tradicional teatro.

proust

Beatriz Araujo, secretária estadual da Cultura, entre Alcides Mandelli Stumpf, novo presidente da Associação dos Amigos da BPE, e Gilberto Schwartsmann (Foto: Thiéle Elissa/Divulgação)

# A Biblioteca Pública, cuja atividade somou inúmeras realizações, apresentou a importante mostra “Caminhos de Proust”, uma das mais significativas homenagens ao escritor Marcel Proust na passagem dos 100 anos de sua morte. Inaugurada com vários atos e tendo a curadoria de Gilberto Schwartsmann. A chegada ao hall da Biblioteca, cujo estilo e ambientação recordam o mundo proustiano, contou com serviço de chá acompanhado de madeleines, especialmente criadas pelo chef Alban Rossollin, possibilitando reviver as sensações do escritor na busca de suas lembranças. O colecionador Pedro Correa do Lago cedeu parte de seu acervo para a exposição de repercussão nacional. A leitura de textos, na voz do ator e diretor gaúcho Zé Adão Barbosa, possibilitou conhecer mais da prosa proustiana.

elton johns

O maestro Rogerio Martins apresentou o show “Tributo a Elton John” (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)

# Leila Castellan, recebendo com Verinha Lannes, num elegante jantar comemorando seu aniversário, proporcionou aplaudir o maestro Rogério Martins, que repetindo suas performances em outros pontos do Brasil, apresentou “Tributo a Elton John”, no Country Club.

iguatemi

Carlos Francisco Ribeiro Jereissati e Nailê Santos: quatro décadas do Shopping Iguatemi (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)

# Carlos Francisco Ribeiro Jereissati e Nailê Santos estiveram à frente dos festejos das quatro décadas do Shopping Iguatemi, cuja inauguração teve a minha participação e de Elias da Rosa na organização do evento. Uma sequência de jantares, coordenados pelo Chef’s Table, deu especial brilho a agenda da comemoração de 2023.

jc

Estive com Giovanni Jarros Tumelero, diretor-presidente do Jornal do Comércio, o secretário municipal Henry Ventura, Mário Aquilino Covre, Gabriel Russo Ferreira, Vera Lúcia Santos, diretora do Arquivo Municipal, Ronice Giacometi Gomes e Lucas Fuhr (Foto: Evandro Oliveira/Divulgação)

# O movimento iniciado por Nelson Pacheco Sirotsky e Mércio Tumelero, leia- se RBS e Jornal do Comércio, respectivamente, para a preservação dos acervos jornalísticos das empresas e profissionais da imprensa, inicialmente apoiado pelo então secretário de Cultura de Porto Alegre e Economia Criativa Gunter Axt, teve sua primeira parte concluída com a atuação do atual secretário Henry Ventura. Colaborei com os trabalhos, além de encaminhar meu acervo pessoal, e entregamos um amplo e bem conservado material do Jornal do Comércio ao Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, dirigido por Vera Lúcia Santos. Estão previstas novas doações na tentativa de preservar a memória de imprensa gaúcha.

nora teixeira

Alexandre Grendene Bartelle e Nora Teixeira: presente para a capital gaúcha (Foto: Pedro Antônio Heinrich/especial)

# Nora Teixeira e Alexandre Grendene Bartelle proporcionaram o Hospital Nora Teixeira, integrado ao complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia, ampliando de forma expressiva e qualificada o atendimento dedicado aos pacientes. A inauguração, em outubro de 2023, deu especial significado as solenidades dos 220 anos da Santa Casa.

grezz

Pedro Verissimo (vocal) teve uma apresentação aplaudida juntamente com a banda Marmota Jazz, composta por Leonardo Bittencourt (piano), Pedro Moser (guitarra) e André Mendonça (baixo acústico), e ainda contou com as participações especiais de Lucas Fê (bateria) e Bruno Silva (trompete), no charmoso Grezz (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

# O 4º Distrito, agora sediando o Museu de Arte Contemporânea, tendo o grande painel criado pelo muralista Eduardo Kobra, e o atelier residência de André Venzon, entre outros, amplia suas atrações com o restaurante Aora Cucina e o atraente Grezz, onde aplaudi Pedro Verissimo e a banda Marmota Jazz na última semana.

le bateau ivre

Livia Bortoncello com os irmãos Cauê e Yasmin Durand num dos recantos do novo restaurante Le Bateau Ivre (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

# Uma emoção muito especial foi participar da primeira noite de atividade do restaurante “Le Bateau Ivre” em suas novas instalações, com projeto de muita sensibilidade e bom gosto da arquiteta Livia Bortoncello. A casa guarda lembranças do chef Gerard Durand na ambientação e segue com o requinte e qualidade que Yasmin e Cauê Durand mantém no cardápio. A casa dá destaque as qualidades de acolhida da capital gaúcha.

# Certamente um dos destaques do ano de 2023 foi a rápida ascensão da revigorante Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, que apresentou ao público um desfile de estreias de sucesso, a começar por Suor Angelica, no início do ano, produção inédita que reuniu 48 talentosas mulheres gaúchas no palco - e ao redor dele - para celebrar o Dia da Mulher com uma ópera de Puccini composta apenas para vozes femininas.

cors

Parceria inédita: OSPA, CORS e Grupo Tholl apresentaram uma versão atualizada da ópera "I Pagliacci", de Leoncavallo (Foto: Vitória Proença/Divulgação)

# Entre pequenos recitais operísticos e grandes estreias, a Companhia fechou o ano com 24 apresentações no Estado, 12 espetáculos diferentes, com destaque para I Pagliacci, de Leoncavallo, que reuniu os cantores líricos com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e o Tholl, celebrado grupo circense de Pelotas que este ano chegou ao marco de 20 anos e recebeu, dentre outros louros, o Prêmio Eva Sopher em Destaque Artístico no mês de dezembro.

# Também em parceria com OSPA, a jovem Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul se destacou ao apresentar ao público, em novembro passado, novos talentos do canto lírico que subiram ao palco do Theatro São Pedro com a qualificada montagem de Carmen, de Bizet, ópera de conclusão do Ópera Estúdio, pioneiro curso de formação para cantores Líricos realizado através da Secretaria de Cultura do Estado em tríplice parceria entre OSPA, CORS e Fundação Theatro São Pedro, casa que virou sede do coletivo de cantores no início do ano.

cors

Isadora Aquini: entusiasmo junto a CORS (Foto: Vitor Ceolin/Divulgação)

# Tomei conhecimento do estimulante projeto através de Isadora Aquini, produtora, gestora e empreendedora cultural que já no ano passado mereceu destaque nesta coluna ao apresentar, através do Consulado Geral da Itália, o belíssimo “Cinema Paradiso”, que teve uma única apresentação na Cinemateca Capitólio. Durante o coquetel do Troféu Eva Sopher, comentei com Antônio Hohlfeldt que ainda espero ver em muitos palcos pelo Estado, a começar pelo São Pedro. Idealizado, roteirizado, produzido e dirigido por Aquini, o elogiável espetáculo reuniu cinema, orquestra e multiperformances de teatro e dança em elegante pot-pourri co-dirigido pela coreógrafa e diretora cênica Carlota Albuquerque e contando com Zé Adão Barbosa, entre outros atores.

sopher

Ocasião marcante: recebi o troféu Eva Sopher juntamente com João Bachilli, Abrelina Barbosa, Cláudio Luiz Zaffari e Carlota Albuquerque (Foto: Pedro Antônio Heinrich/especial)

cors

Um concerto encerrou de forma brilhante o ano de muitas realizações da CORS (Foto: Vitória Proença/Divulgação)

# Em todas as apresentações que tive o prazer de comparecer vi um esforço coletivo de diferentes figuras da cultura, como a própria Isadora Aquini, o tenor Flávio Leite, a soprano japonesa Eiko Senda e Angela Diel, cantora que, além de figurar os palcos, há anos agita a cena da música de concerto com recitais, galas lírica e música de câmara, além do projeto social Casa da Música, aonde mantém ensino gratuito de música clássica a crianças e jovens. Por mais projetos como estes e que eles tragam ao público cada vez mais oportunidades de contato com boa arte.

# Longe de esgotar os temas que me agradaram em 2023, prometemos retornar mais adiante. Nossos votos de felicidade e a realização de todos os sonhos em 2024