Olhar na alma
A fotógrafa Liane Neves (Foto: Carmen Diehl/Divulgação)
# Nascida em Porto Alegre, Liane Neves é formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela Famecos- PUCRS. Atua como fotógrafa profissional há mais de 38 anos. Tem cursos de especialização em fotografia no Fulhan and South Kensigton Institute, em Londres, e no International Center of Photography, em Nova Iorque. Já realizou seis exposições individuais, entre elas “Quintana dos 8 aos 80 anos” no Museu de Artes do Rio Grande do Sul, no Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro e no Teatro Castro Alves, em Salvador. E a exposição “Retratos” com melhores fotos de famosos e artistas publicados na revista Caras, no Shopping Iguatemi em Porto Alegre. Tem três livros publicados, “A Porto Alegre de Mario Quintana”, com fotos de sua autoria e textos de Bruna Lombardi, Lya Luft e Washington Olivetto, “Porto Alegre – Brasil”, junto com os fotógrafos Leonid Streliaev e Adriana Franciosi, e o Guia da Lica, livro que dá dicas bacanas de Porto Alegre, através de fotografias e ilustrações de Nik Neves. Como repórter fotográfica, tem suas fotos publicadas nas maiores revistas do país. Por mais de 25 anos, fotografou para a Editora Abril, principalmente nas revistas Veja e Exame. Durante 25 anos, foi a fotógrafa exclusiva e correspondente da Caras no Rio Grande do Sul, tendo participando dos eventos da revista como Villa de Caras em Gramado, Ilha de Caras no Rio de Janeiro, Castelo de Caras na França e Parador de Caras em Punta del Este. Teve dois casamentos, o primeiro com o fotógrafo Leonid Streliaev e segundo com o agropecuarista Jose Antonio Loureiro Macedo, com quem viveu 20 anos e teve seu filho Ramiro Macedo, músico e jornalista.
Liane ao lado do filho, o músico Ramiro Macedo (Foto: Pedro Antônio Heinrich/Banco de imagens)
Questionário de Marcel Proust
1. Qual o aspecto mais marcante de sua personalidade?
– Como boa sagitariana, sou uma otimista, inquieta, mas hoje cada vez mais com os pés no chão.
2. Qual sua principal característica?
– Me sinto autêntica, curiosa e sempre em movimento.
3. Qual seu passatempo favorito?
– Escutar música e cozinhar.
4. Se não fosse você, quem gostaria de ser?
– Gostaria de ser eu mesma, fotógrafa, eternizando os momentos que passam, como disse o poeta Mario Quintana.
5. Onde gostaria de morar?
– Gosto de morar aqui em Porto Alegre, mas moraria na beira da praia, numa casa que tivesse uma linda vista para o mar.
6. Qual sua cor favorita?
– Uso muito preto, mas gosto muito do vermelho, uma cor vibrante. Em um dia cinza, o vermelho, mesmo sendo em um detalhe, sempre sobressai.
7. Quem são seus escritores favoritos?
– Gosto de ler crônicas, como as de Luis Fernando Verissimo e Martha Medeiros, de reler os livros com os poemas do Mario Quintana e ler os livros do meu irmão Paulo Neves, como o que ele lançou no final do ano passado, “Rio Linguagem”, misturando crônicas e poesias.
8. Quem são seus compositores favoritos?
– Gosto muito do Caetano Veloso e sempre gostei do Cazuza. E gosto muito das composições do meu filho Ramiro Macedo, o Pássaro Vadio, o seu primeiro CD que ganhou dois prêmios no Açorianos de Música, melhor CD e melhor compositor, em 2018.
9. Quem são seus heróis na vida real?
– Não tenho heróis, gosto e admiro boas cabeças, aqueles que fazem a diferença para o bem.
10. Que talento você mais queria ter?
– Se não fosse fotógrafa, gostaria de ter sido cantora, de tocar um instrumento, como violão e piano. Mas nunca tive este dom e talento. Satisfaço este meu desejo ouvindo o meu filho!
11. Qual é seu estado de espírito atual?
– O momento que estamos vivendo está muito difícil. Estamos no meio do furacão, com muitas perdas, mas também um momento de transformação. Espero sobreviver com saúde física e mental para chegar ao final do túnel e ver a luz e um mundo diferente. Como otimista que sou, acredito que isto vai passar, tenho fé e esperança.
12. Qual é seu lema?
– Trabalhar fazendo aquilo que se gosta, “vou conseguir, vai dar certo!“.
13. Na tua atividade, o que te proporciona maior motivação?
– Adoro o que eu faço, adoro fotografar, principalmente fazer retratos, de poder captar um pouco das pessoas. Acho que é a minha maior inspiração e motivação.
14. Qual seria a maior realização em seu trabalho?
– Como fotógrafa e jornalista já realizei várias reportagens pelo Brasil e pelo mundo. Fotografei e ouvi histórias de várias pessoas conhecidas, pessoas comuns, artistas, celebridades, isto já é uma realização. Tenho alguns livros publicados, eternizando as minhas fotos. Estou em constante movimento, com novos projetos em andamento, o que me faz feliz!
Liane Neves: olhar artístico (Foto: Divulgação)