Olhar na Bienal Mercosul

Daniela Kern e Fernanda Martins Costa receberam na exposição Imersão (Foto: Divulgação)
Inspirada em emoções
# A 14ª Bienal do Mercosul, possibilitando visitar os mais variados espaços e galerias, estimula os interessados em arte. Conhecer o ateliê dos artistas é um dos prazeres. Fernanda Martins Costa, além do espaço de trabalho no térreo de um edifício, adaptou um apartamento criando uma galeria, oficina, estúdio e mais suíte e cozinha. O projeto da reforma é da arquiteta Livia Bortoncello, resultando em muito charme e praticidade. A mostra chama-se Imersão e entusiasma em suas diversificações. Um dos componentes, o sofá, batizado de Colo de Mãe, integrou a mostra coletiva do Centenário da Fonte de Marcel Duchamp. Agora, acrescido de detalhes como uma toalha de sua filha Flora com bordados de sua mãe, Beatriz Renner Martins Costa.
Daniela Kern junto às suas obras (Foto: Divulgação)
Fernanda Martins Costa e Lívia Bortoncello no apartamento-atelier (Foto: Divulgação)
Fernanda Martins Costa em um dos recantos da exposição (Foto: Divulgação)
# Fernanda recebeu as primeiras visitas no dia seguinte à abertura da bienal e agendou um bate-papo, com a participação da artista convidada, Daniela Kern, para a próxima quarta-feira (dia 9). Junto com o marido, o fotógrafo Luciano Lannes, segue recebendo visitantes até dia 16 deste mês.
Fernanda Martins Costa e Beatriz Renner Martins Costa com a obra Colo de Mãe (Foto: Divulgação)
Fernanda Martins Costa com as irmãs Carolina e Cláudia de Azevedo Bastian (Foto: Divulgação)
Buscando o encanto da pedra
O curador José Francisco Alves, Fernanda Carvalho Garcia e André Jobim de Azevedo, direção da Bienal do Mercosul, e o escultor Ricardo Aguiar (Foto: Carlos Souza/ Divulgação)
# Na noite da última terça-feira (dia 1º), participei da visita ao ateliê onde estiveram artistas e outros convidados de Ricardo Aguiar para a abertura da exposição O Oculto da Pedra Bruta. Com curadoria de José Francisco Alves, as obras esculpidas pelo artista em mármore, granito e basalto foram dispostas tanto nos ambientes internos da casa quanto nos atraentes jardins da frente e dos fundos.
A entrada do atelier no bairro Floresta tem belos jardins (Foto: Carlos Souza/Divulgação)
Ricardo Aguiar junto às suas esculturas (Foto: Carlos Souza/Divulgação)
# Nos diversos recantos, outras folhagens bem selecionadas se alternam com as esculturas. A mostra faz parte do projeto Portas para a Arte, promovido pela Fundação Bienal do Mercosul e poderá ser visitada até o dia 20 deste mês. Posteriormente, as visitas deverão ser marcadas com o artista.
Detalhe de escultura em mármore de bonito efeito (Foto: Amanda Luchese/Divulgação)
O artista em momento de trabalho (Foto: Amanda Luchese/Divulgação)