Whatsapp

Notícias

Para impedir onda prejudicial

No lançamento da campanha, o desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes com os jornalistas Daniela Sallet e Armando Burd (Foto Thamara Pereira)


# Inúmeros veículos, incluindo front lights, estão divulgando campanha contra notícias falsas. A iniciativa é da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) com apoio do Tribunal de Justiça do Estado e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A apresentação das peças ocorreu, semana passada, no Salão Nobre da ARI. A mensagem enfatiza: “Fake news. Você tem o direito, o dever e o poder de duvidar. Na dúvida, não compartilhe. Procure se informar com o Jornalismo profissional, que trabalha pela verdade. ”


# O evento contou com as presenças do presidente do TRE, desembargador Voltaire de Lima Moraes, e do 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Miguel Achutti Blattes, que se pronunciaram, destacando a importância de combater notícias que desvirtuam fatos, sobretudo no período que antecede a ida da população às urnas.

 

# Em nome da Associação do Ministério Público, Cláudio Brito declarou que a instituição que representa também está ao lado da campanha. O presidente do Conselho Deliberativo da ARI, jornalista Luiz Adolfo Lino de Souza, manifestou-se, acentuando que um dos objetivos é impedir que o trabalho de profissionais se confunda com os que agem sem responsabilidade pelas redes sociais, gerando graves prejuízos à sociedade. Luiz Adolfo ressaltou ainda que a campanha foi proposta pelo jornalista Armando Burd, integrante do Conselho de Ética da ARI.