Pinceladas brasileiras em NY
O artista Mauricio Porto expôs na Amsterdam Whitney Gallery, em Nova Iorque (Foto: Divulgação)
# Mauricio Porto, o artista plástico mineiro com formação em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, que residiu mais de uma década em Porto Alegre, está morando em Nova Iorque. Retornou para uma curta temporada e conversamos a respeito de suas atividades na Big Apple. Está à frente do setor de marketing do Davella Studios. A empresa é responsável pelo design de projetos para cozinhas industriais e praças de alimentação e atende grandes marcas como New York University, Rolex, Sony Corporation, JP Morgan, Ritz Carlton Hotel, entre outras.
O artista ao lado de um dos quadros em homenagem a Carmen Miranda (Foto: Divulgação)
# Porto continua pintando e expondo suas obras, apresenta portraits de ícones da mídia cultural, como Carmen Miranda, Audrey Hepburn, Madonna, entre outros. Tendo como ídolo inspirador o polêmico Andy Warhol, o “papa" da Pop Art americana, suas telas são impactantes e trazem influências tropicais, como pássaros, flores e frutas, mesclados aos personagens com alta carga expressiva nos olhares e gestos.
Carmen Miranda wearing sunglasses (Foto: Divulgação)
# O trabalho de Maurício Porto tem sido definido como um estudo de personalidades pelos curadores novaiorquinos. “O mais importante na expressão de um rosto é o brilho do olhar, sem esse fundamental detalhe, a técnica pode ser boa, mas a pintura pode não transmitir a alma daquela personalidade.” – afirma o pintor.
Audrey Hepburn (Foto: Divulgação)
# As fotos mostram pinturas de Mauricio de diversas fases e suas exposições têm sido prestigiadas pelos críticos e colecionadores americanos.
Madonna no estilo Maria Antonieta (Foto: Divulgação)