Porto Alegre: 250 com arte
Torquato Bassi, óleo sobre tela intitulado “Porto Alegre vista do Cristal”, datado de 1919 (Foto: F. Zago/Studio Z/Divulgação)
Pinacoteca Aldo Locatelli
# O Paço Municipal recebe a exposição “Porto Alegre Aberta”, com curadoria de Paulo Amaral, coordenador de Artes Visuais da Prefeitura de Porto Alegre. O texto do curador comenta a opção por obras da primeira metade do século 20, destacando a proximidade do Guaíba com a cidade e seus habitantes. Uma seleção primorosa que permite redescobrir os encantos da capital ribeirinha. A visitação continua até 22 de abril e deve ser conferida.
Paulo Amaral, coordenador de Artes Visuais da Prefeitura de Porto Alegre, na abertura da exposição "Porto Alegre Aberta" (Foto: Morgana Bartz/ Divulgação)
Ângelo Guido, óleo sobre cartão intitulado “Mercado de Porto Alegre”, datado de 1935 (Foto: F. Zago/Studio Z/Divulgação)
Pinacoteca Ruben Berta
Flávio Krawczyk ao lado da têmpera sobre madeira “Composição”, do artista Allen Jones (Foto: Divulgação)
# A mostra “Existências Ocultas” apresenta obras do acervo elegidas pelo curador Nei Vargas com especial sensibilidade em mostrar trabalhos como o do artista inglês Allen Jones, representante da pop art que, além de pintar, foi igualmente escultor. Esta é uma das duas telas do mesmo autor doadas à pinacoteca pelo jornalista Assis Chateaubriand. Di Cavalcanti é outro pintor escolhido entre os guardados no acervo há um bom tempo. A mostra continua até 29 de julho. Percorrer as salas e porão do casarão da Rua Duque de Caxias permite redescobrir outros encantos do acervo em exposição.
Nei Vargas, curador da mostra, junto à tela de Di Cavalcanti (Foto: Paulo Gasparotto/especial)