Prazeres al maré
O iate Fernanda proporcionou passeios pelo Litoral Norte (Foto: Arquivo Pessoal)
# Um dos reflexos de inteligência e sensibilidade de alguns empresários é saber usufruir dos prazeres e proporcionar bons momentos aos familiares e amigos. Foi uma das razões que torna sempre bem lembrado Antônio Chaves Barcellos, entre outros, assim como Roberto Maisonnave.
O capitão Ribeiro, presença simpática nas andanças marítimas (Foto: Arquivo Pessoal)
Roberto Maisonnave usufruiu o iate com agradáveis circuladas em pontos turísticos do Atlântico (Foto: Arquivo Pessoal)
# Depois de comemorar o Natal de 1975 em Nova Iorque, Nilda e Roberto Maisonnave voaram para Punta del Este para festejar a entrada do ano, inaugurando seu iate Fernanda.
No detalhe: o capitão Ribeiro atento ao roteiro (Foto: Arquivo Pessoal)
# O atraente barco, sob os cuidados do comandante Ribeiro, ficou ancorado no Iate Clube do Rio de Janeiro, onde se iniciavam os passeios sempre compartilhados com amigos. No primeiro carnaval a bordo, participei como convidado e organizei um divertido jantar à fantasia, dividindo as atividades com os marujos que se incumbiram da decoração e do cardápio. Os festejos foram divertidos.
Um dos marujos responsáveis pela acolhida aos convidados (Foto: Arquivo Pessoal)
Brindando as boas companhias a bordo do Fernanda (Foto: Arquivo Pessoal)
# Ancorado em Angra dos Reis, o Fernanda congregava outros proprietários de barcos. Vale relembrar o muito querido e inteligente Walter Clark e seu charmoso iate, Vent Vert, mesmo nome do perfume de Balmain. Walter foi um personagem único, que conquistava a todos e demonstrava entusiasmo com a vida.
Capitão Ribeiro recebeu cumprimentos de Lalo Corbetta (Foto: Arquivo Pessoal)
# Numa das temporadas, passei uma semana no Fernanda, contando com amigos e recebendo algumas visitas como Lalo Corbetta. que passeava em Angra. Novamente, o comandante Ribeiro mostrou seu talento, recebendo com a simpatia habitual. Numa das andanças pelo mercado de Angra dos Reis, consegui liberar uma tartaruga que estava destinada à panela e retornei ao barco para lançar o animalzinho em alto mar.
Belas paisagens no trajeto de Angra a Paraty (Foto: Arquivo Pessoal)
Meu encantamento com o mar é constante (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma das minhas aventuras foi resgatar uma tartaruga no mercado de Angra dos Reis para retorná-la ao mar (Foto: Arquivo Pessoal)
Um dos trechos do Iate Clube de Angra dos Reis (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma das baías, evidenciando a beleza do litoral do Rio de Janeiro (Foto: Arquivo Pessoal)
# Incluí uma visita a Paraty, uma das cidades de puro encantamento no litoral do Rio Janeiro, completando a temporada al maré. Inesquecível.
A Igreja Santa Rita de Cássia, um dos belos exemplos da arquitetura de Paraty, localiza-se em um largo fronteiro à baía (Foto: Arquivo Pessoal)