Whatsapp

Notícias

Punta internacional

Catherine Deneuve com Henriqueta Magalhães Scarpa e Gilberto Scarpa (Foto: Arquivo Pessoal)
Boas lembranças atenuam o tédio do confinamento que, mesmo sendo uma garantia de saúde, causa estresse. Recordando Punta del Este, seus personagens e suas grandes festas, destaco o bairro de Beverly Hills, que assinalou uma mudança no estilo do elegante balneário do Uruguai. Os irmãos Alexandre e Pedro Grendene Bartelle, dos primeiros a construírem belas moradas no sofisticado recanto que conta com o Museu Ralli de arte, foram igualmente os primeiros a receber com categoria internacional. Seus Réveillons fazem parte da história elegante de Punta.Henriqueta Magalhães e Gilberto Balsano Scarpa junto com os filhos, entre outros paulistas, construíram sua morada de verão no então inovador bairro. Tornaram-se presenças atuantes na movimentação social de Punta. Gilberto levou uma escola de samba para o Cassino Nogaro numa noite em que o banqueiro Antonio Grizzi e Gastão Wallauer, entre outros nomes conhecidos, acompanharam o agito sem precedentes.A festa “As Mil e Uma Noites”, no verão de 1994, teve inspiração oriental em que o charme e o luxo criaram um estilo nas comemorações de Henriqueta e Gilberto. Os complementos da festa realizada com tendas, magníficas estrelas da dança do ventre e uma ambientação ao gosto dos habitantes dos Oásis estimularam a intensa animação.A temporada de 1996 teve a festa “Noite dos Sonhos”, organizada com grande antecedência por uma equipe de promoters brasileiros. Entre esses, Ana Maria Tornaghi e europeus que propiciaram a presença de artistas internacionais, nomes da nobreza e poderosos de todas as latitudes.
Henriqueta Magalhães Scarpa e Gilberto Scarpa fizeram uma entrada em grande animação, depois de trocar os trajes, Juno com um grupo jovem para iniciar as danças (Foto: Arquivo Pessoal)
Os anfitriões ausentaram-se por algum tempo, retornando em trajes esportivos e com grande séquito jovem que abriu as danças, então sob o comando do DJ Alvaro Quartino. Os convidados tomaram a pista montada com espelhos, sob um toldo de dimensões incomuns. As danças foram até o amanhecer.
Catherine Deneuve servindo de modelo para inúmeros clicks (Foto: Arquivo Pessoal)
A estrela mais disputada pelos fotógrafos foi Catherine Deneuve, que solicitou a saída de Gina Lollobrigida da mesa em que estava com o cirurgião plástico Ivo Pitangui. Ela tinha passado por retoque na clínica do famoso mestre da cirurgia plástica, e parecia interessada em monopolizar sua atenção. Lollobrigida foi transferida para outra mesa. A encantadora Dewi Sukarno, uma mimosa gueixa que foi casada com o Sukarno, ditador da Indonésia, ditador da Indonésia, ocupou o lugar da estrela italiana. Dewi mostrou sua sedução, envolvendo Pitangui com seu charme oriental. La Deneuve, com ar descontente, despediu-se da festa cedo.
Gina Lollobrigida e o conde Francisco Scarpa (Foto: Arquivo Pessoal)
Dewi Sukarno e Henriqueta Magalhães Scarpa (Foto: Arquivo Pessoal)
Catherine Deneuve e Ana Maria Tornaghi foram cercadas por um verdadeiro séquito durante a festa (Foto: Arquivo Pessoal)
As princesas Ira Von Fürstenberg e Mercedes Dietrischteinde Leloir
(Foto: Arquivo Pessoal)
O cardápio régio, entre outras iguarias, apresentava grandes potes de caviar beluga, proporcionando saborear a “La luxe”, como os franceses definem o ato de servir-se com colheres de tamanho médio, e sem restrições....
Narcisa Tamborindeguy circulou por diversos grupos presentes na festa que reuniu convidados internacionais (Foto: Arquivo Pessoal)
Mauricio Macri, Andrea Delal, Olavo Monteiro de Carvalho e Franco Macri (Foto: Arquivo Pessoal)
Estive com a gaúcha Mirtia Galoti na festa “Noite dos Sonhos” (Foto: Arquivo Pessoal)
Junto com Mirtia Galotti, participei da mesa em que estavam Nara Birmann Sirotsky, Nelson Pacheco Sirotsky, Ana Regina Wallauer, Gastão Wallauer, Márcia Cavalcanti, Pedro Pacheco Sirotsky e outras presenças conhecidas.
A princesa Ira Von Fürstenberg e Gina Lollobrigida (Foto: Arquivo Pessoal)
O maestro Mariano Mores proporcionou uma audição de tangos (Foto: Arquivo Pessoal)
Um grande toldo com piso de espelho foi perfeito para os shows e danças que se estenderam pela madrugada (Foto: Arquivo Pessoal)
A ambientação, que proporcionou trabalho para profissionais e empresas brasileiras e uruguaias, somava complementos requintados como os belos lustres e uma profusão de arranjos florais de qualificada execução (Foto: Arquivo Pessoal)
A festa repercutiu internacionalmente. Anos mais tarde, Gilberto Balsano Scarpa lançou um livro com o relato de suas festas enquanto casado com Henriqueta Magalhães, que atualmente se divide entre Lisboa e São Paulo. Foi um dos capítulos marcantes da crônica de Punta del Este que permanecem na lembrança.