Whatsapp

Notícias

Raul Bopp:Cobra Norato

A fotografia intitulada “Venal Balbina”, de Renata Padovan, exposta na fachada da Biblioteca Raul Bopp, em São Paulo (Foto: Divulgação)

# A Biblioteca Raul Bopp, no Bairro Aclimação de São Paulo, está festejando 60 anos de existência e realiza uma intervenção coletiva na fachada do prédio. Seis artistas brasileiros, Adriana Aranha, Beto Shwafaty, Hugo Fortes, Lia Chaia, Renata Padovan e Thiago Judas, convidados pelo curador Adriano Casanova, estão expondo suas imagens impressas em lonas de 2 metros de altura. Uma grande intervenção visual prende a atenção de quem circula no entorno.

bopp

Raul Bopp, embaixador e escritor, comprovou talento na participação na Semana de Arte Moderna de 1922 (Foto: Reprodução)

bix

“Homem Caixa” de Tiago Judas, na exposição Cobra Norato (Foto: Divulgação)

# O título da mostra é “Cobra Norato”, livro de poesia do gaúcho Raul Bopp, assinalando sua marcante participação no movimento antropofágico ao lado de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.

# No livro, o herói da história quer casar com a filha da rainha e, para isso, mata a Cobra Norato e veste sua pele. E dessa analogia, vem o título da mostra, convidando os artistas a “vestirem” a fachada do edifício para resgatar sua memória e trazê-la para o momento atual. Além da intervenção no espaço, a exposição conta também com uma versão online que poderá ser acessada no endereço: online.casanovaarte.com

lia

“Aparição totem”, de Lia Chaia (Foto: Divulgação)

# A mostra foi inaugurada no domingo (dia 21) e continua até 21 de abril. Raul Bopp, além da participação na Semana de Arte Moderna de 1922, que em fevereiro do próximo ano completará 100 anos, teve intensa atividade intelectual e publicou muitos livros.

beto

“Análise de problemas brasileiros”, acrílica e têmpera sobre tela, de Beto Shwafaty (Foto: Divulgação)