Whatsapp

Notícias

Recordando a Musa do teatro

Brindei com Marília Pêra, durante um jantar em minha casa, a temporada em que apresentou “Master Class” (Foto: Arquivo Pessoal)

# Entre as figuras femininas marcantes nas artes, guardo as melhores lembranças de Elizeth Cardoso e Marília Pêra. Relembrando Marília, a quem conheci num jantar em homenagem ao jornalista Maurício Sirotsky e a sua esposa, Ione Pacheco Sirotsky, no Rio de Janeiro.

# Momento de fascínio total que me tornou totalmente inibido. Detalhe: Marília foi uma das poucas pessoas que me provocaram total inibição. Marília, simpaticamente, passou-me o seu telefone e endereço, e as conversas se sucederam ao longo do tempo.

# Sempre que combinava uma temporada em Porto Alegre com a Opus, Geraldo Lopes me dava o aviso de que ela estava por chegar. Tivemos vários encontros aqui, especialmente jantares na minha casa, e outros lugares, como também no Rio de Janeiro. Assisti sua inigualável interpretação como Coco Chanel, na peça “Mademoiselle Chanel”, no Teatro da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, em São Paulo. Marília explicava suas longas falas no texto dizendo: "Chanel era uma metralhadora verbal, pois acumulou histórias e conheceu muitas pessoas ilustres". Sua figura, interpretando a estilista que mudou a moda no século 20, evidenciava a elegância de gestos e postura que impunha o mito.

pêra

Celina Leite Ribeiro Kaufman e Celso Kaufman, entre outros, estiveram brindando com Marília Pera (Foto: Arquivo pessoal)

# Quando trouxe “Master Class”, interpretando Maria Calas, tivemos várias oportunidades para nos encontrar e uma delas foi com um jantar na minha casa, em que reuni amigos como Celina Leite Ribeiro Kaufman e Celso Kaufman, Jefferson Ardenghi, Lisandra Meira Jacquet e Victor Barreto, entre outros.

globo

Marília divertiu-se com a grande esfera espelhada que fazia parte da decoração (Foto: Arquivo pessoal)

# Foi um encontro divertido em que brincamos com uma grande esfera espelhada, oriunda da joalheria Esmeralda, estabelecimento que existiu no início do século 20, em Porto Alegre. Permite uma visão total do ambiente, quando pendurada no teto. Portanto, facilitava acompanhar os movimentos dos visitantes da loja.

# A versatilidade de Marília, que interpretou Carmen Miranda e outras cantoras brasileiras, além de papeis que exigiam uma postura sem as facilidades dos textos mais leves, garante-lhe lugar ímpar entre as divas do teatro brasileiro.

marília

Marília Pera encantava pelo humor e as tiradas divertidas (Foto: Arquivo pessoal)