Registros especiais
O rei Hassan II, do Marrocos, e a sua filha, a princesa Lalla Meryem na foto que recebi durante a visita ao palácio em Rabat (Foto: Arquivo Pessoal)
# Recolhimento domiciliar deve rimar com busca nos livros, especialmente releituras de textos que proporcionam reviver autores que nos proporcionam novos prazeres a cada reencontro. Buscas nos acervos de fotos constituem outro manancial de boas emoções.
# Inicio recordando uma das viagens ao Marrocos. Fui em uma primeira viagem com um grupo organizado pelo meu querido amigo Ibanor Tartarotti, cuja trajetória foi de muitas emoções e alegrias. Da primeira visita, resultou um novo convite para acompanhar os festejos pelo aniversário do rei Hassan II. As comemorações foram em diversos pontos do pais, mas acompanhei a programação em Marrakesh. O simpático rei Hassan II havia nos concedido uma audiência em seu palácio em Rabat, capital marroquina, anteriormente, e não acompanhou a programação em Marrakesh. Como recordei recentemente, na live com Vitor Raskin, foi muito divertido. Pude reviver o filme As Mil e Uma Noites, que foi o primeiro tecnicolor da Universal Pictures e também o primeiro estrelado por Jon Hall, Maria Montez e Sabu. As apresentações artísticas, bailados principalmente, eram feitas junto a um lago que refletia as imagens dos artistas dançando a luz de tochas. Do encontro com o rei Hassan II, recebi uma foto dele com a filha Lalla Meryen, que vocês podem conferir.
Boas lembranças: Erwin Teixeira proporcionou a Lúcia Curia, Elias da Rosa, Toco Ordini e a mim um passeio pelo centro histórico de Laguna num dos carros de sua coleção, que chamava de Bela Otero (Foto: Arquivo Pessoal)
# Graças ao dinâmico Realdo Guglielmi, tive um longo período em que fui assíduo na cidade de Santo Antônio dos Anjos da Laguna. A antiga cidade é referência especial para Porto Alegre, pois muitas famílias gaúchas se originaram da cidade delimitada pelo tratado de Tordesilhas. Entre as personagens da Laguna, recordo com muito carinho o inteligente juiz Erwin Rubi Pereissoni Teixeira, músico, excepcional companheiro para boas conversas e colecionador de carros antigos. Mais uma originalidade: batizava seus carros com nomes das grandes cortesãs da virada do século 19 para o 20. Na foto, vocês podem ver Erwin, que ciceroneava Lucia Curia, Elias da Rosa, Toco Ordini e a mim, num giro pelos pontos históricos da cidade, circulando no Ford batizado de Bela Otero, ou Caroline Otero uma cantora e dançarina de cabaré, além de cortesã da Belle Époque. Uma associação de preciosidades de coleção com belas e famosas mulheres. Acrescentei na foto um fascinante curió, cujo dono exibia com muita emoção por suas cantorias, em frente ao Museu Anita Garibaldi.