Reis Magos: sabores e coroa
O chef Alban Rossollin coroado na noite de Reis (Foto: Instagram)
# Os festejos relacionados aos Reis Magos, Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia, e Baltazar, rei da Arábia, os Santos Reis, porque são considerados bem-aventurados, passaram ter um complemento importante em Porto Alegre, graças a Alban Rossollin. Francês, nascido no Tahiti, ao chegar na cidade, instalou o seu Café e Boulangerie, um simpático recanto ao gosto gaulês, na Rua Coronel Bordini. Logo na primeira comemoração de Reis, proporcionou aos frequentadores do espaço a Galette des Rois, com a fava, normalmente uma figurinha sacra, para ser saboreada e com a indicação do Rei da noite, aquele, ou aquela, a quem couber a fatia com a figura de porcelana.
# Alban comenta que cresceu a procura da galette nos últimos anos, que é entregue com folheto explicando os detalhes para saborear segundo o costume na França. Para conferir mais sobre o trabalho do chef, clique aqui.
# O pintor Fernando Baril participou de um dos festejos de Reis, nesta quinta-feira (dia 6), e antecipou a sua possível indicação para Rei da noite, chegando na casa de um casal amigo já usando uma coroa fabricada por ele mesmo.
# Vale lembrar que a possibilidade de saborear a deliciosa galette pode ser feita durante todo o mês de janeiro, assim como a escolha do Rei. Para acompanhar, pode ser chá, café ou espumante.
Fernando Baril, com toda a irreverência e humor, criou a sua própria coroa para o Dia de Reis (Foto: Gilberto Perin/Divulgação)