Whatsapp

Notícias

Requinte à mesa

Exposição no Musée des Arts Décoratifs, em Paris, conta a história da Christofle (Foto: Divulgação)

 

# A temporada em Paris proporciona importantes exposições e uma das mais atraentes está acontecendo no Musée Des Arts Decoratifs, celebração do bom gosto no estilo de vida, na Rue de Rivoli.


# A Maison Christofle, reflexo do luxo à francesa desde os anos 1830, apresenta mais de 600 peças. Exposto pela primeira vez, com tal amplitude, o acervo conta a excelência e requinte de uma produção que associou prata e metais preciosos empregados na criação de peças para o Ritz Hotel, o Orient Express e, também os serviços nos aviões Concorde, suprema grandeza da aviação.


Há quase dois séculos, a Christofle é sinônimo de sofisticação e bom gosto (Foto: Divulgação)

Há quase dois séculos, a Christofle é sinônimo de sofisticação e bom gosto (Foto: Divulgação)

 

# A Christofle forneceu ao Rei Louis Philippe que, em 1846, encomendou um serviço de jantar para o Château d’Eu. Mas, foi a solicitação da Imperatriz Eugenia de Montijo e do imperador Napoleão III, um serviço de 4 mil peças que deu fama internacional a Christofle. Vale relembrar que o surtout, centro de mesa com elaboração artística, que fazia parte do serviço de mesa do Palácio das Tulherias, incendiado pela turba na deposição do imperador, foi salvo e recuperado e atualmente faz parte do acervo do Musée Des Arts Decoratifs.


Pequena salva com alças ostentando a logomarca do Grande Hotel gravada pela Casa Christofle (Foto: Divulgação)

Pequena salva com alças ostentando a logomarca do Grande Hotel gravada pela Casa Christofle (Foto: Divulgação)


# Christofle se tornou um dos maiores ourives do século. Suas coleções abrangem não apenas utensílios de mesa e decoração, mas também objetos de arte, estátuas decorativas, prêmios para corridas ou competições agrícolas e decoração monumental para douramento, por exemplo, as decorações no telhado da Ópera Garnier.


Serviço de mesa  com sousplat, este criado com madeira nobre brasileira, cinzeiro e prato de pão lançado pela marca francesa na Casa Masson de Porto Alegre (Foto: Divulgação)

Serviço de mesa com sousplat, este criado com madeira nobre brasileira, cinzeiro e prato de pão lançado pela marca francesa na Casa Masson de Porto Alegre (Foto: Divulgação)

 

# A Christofle esteve associada a Porto Alegre através do Grande Hotel, de arquitetura memorável do início do século 20, com todas as luminárias criadas pela Lalique e todo o serviço de mesa Christofle. Um dos serviços de elegância e originalidade, com suplats, apoio de prato, de madeira nobre brasileira arrematada com um friso de metal espessurado à prata, foi um dos itens de lançamento da Christofle na Casa Masson da capital.