Requinte & devaneios: Marraquexe
O azul cobalto da casa destaca a vegetação luxuriante do Jardim Majorelle (Foto Divulgação)
# Os festejos do centenário do Hotel Palácio La Mamounia suscitaram muitas curiosidades a respeito de Marraquexe. Costumo dizer que é uma das cidades mais fascinantes do planeta, cheia de cores e originalidades, junto ao deserto de Saara e no sopé da cordilheira do Atlas, com neve eterna no alto.
# Como Winston Churchill, Yves Saint Laurent tomou-se de entusiasmo pela cidade do Marrocos e dizia: “Marraquexe me ensinou a cor” e completava: “Antes de Maraquexe, tudo era preto.”
Yves Saint Laurent, com a mesquita Koutoubia ao fundo, encantou-se com com o colorido Marraquexe (Foto Pierre Bergé/Divulgação)
# Junto com Pierre Bergé, construiu uma morada na cidade, e posteriormente adquiriu o Jardim Majorelle, criado pelo pintor francês Jacques Majorelle, filho do célebre ebanista e designer Louis Majorelle. Ele instalou-se na área fortificada de Marraquexe, e, posteriormente iniciou a instalação de um jardim com plantas tropicais exóticas. Em 1937, o artista criou o "azul Majorelle", um azul ultramar/cobalto simultaneamente intenso e claro, com que ele pintou as paredes da sua vivenda, e depois todo o jardim, para fazer um quadro vivo que abriu ao público em 1947. Yves Saint Laurent adquiriu e revitalizou o jardim, que reabriu em 2017. Atualmente a via em que se situa o jardim chama-se Rua Yves Saint Laurent.
Outro dos recantos do Jardim Majorelle (Foto: Divulgação)
# Ao lado do Jardim Majorelle, e a poucos passos de sua vila particular, foi instalado o Museu Saint Lurent, com cerca de 1.000 itens do estúdio do estilista em exposição. O museu de terracota de US$ 17 milhões foi projetado pelos arquitetos do Studio KO. Trata-se de um projeto da Fondation Pierre Bergé - Yves Saint Laurent, foi liderado por Pierre Bergé, parceiro de negócios e antigo parceiro romântico de Saint Laurent.
O Saara fascina a quantos visitam. Os berberes proporcionam conhecer oásis e outros recantos mágicos (Foto: Divulgação)
# O Saara e a cordilheira Atlas proporcionam outras atrações inesquecíveis, incluindo os passeios em camelos conduzidos pelos berberes. A Medina com seus inúmeros artigos e as negociações cheias de artimanhas constitui outro charme nas andanças pela cidade. A África é um continente com regiões históricas, como o Egito, e paisagens inigualáveis como a cidade do Cabo.
Um passeio para compras na Medina permite o convívio com uma população rica de tradições e costumes exóticos (Foto: Divulgação)