Requinte no Centro Histórico
A elegante morada de Lulu dos Caçadores é ocupada pelo Hotel Praça da Matriz (Foto: Divulgação)
# Uma das figuras icônicas de Porto Alegre, Luiz Alves e Castro, conhecido como Lulu dos Caçadores por ter criado o cabaré-cassino Club dos Caçadores, foi igualmente responsável por bonitos imóveis no Centro Histórico. Tanto a sua casa noturna na Rua Andrade Neves, como as bonitas residências na Travessa Paysandu, posteriormente Caldas Junior, e na área hoje conhecida como Largo João Amorim de Albuquerque, refletem bom gosto. Esta mansão, uma construção suntuosa, foi sua última morada em Porto Alegre, pois, em 1930, mudou-se para o Rio de Janeiro, acompanhando as lideranças políticas às quais era muito ligado.
A escadaria de mármore italiano tem o tapete vermelho, costume dos primórdios da morada (Foto: Divulgação)
Escadaria em madeira nobre, com entalhes, leva ao segundo andar. Ao fundo, um dos vitrais artísticos do prédio evidencia o estilo do início do século 19 (Foto: Divulgação)
A lareira de mármore trabalhado reflete o requinte da construção (Foto: Divulgação)
Luiz Alves e Castro, também conhecido como Lulu dos Caçadores (Foto: Divulgação)
# Lulu, filho de um poderoso personagem da política gaúcha, do clã Freitas e Castro, fora do casamento, construiu sua existência sem ficar à sombra, tendo brilhado em suas iniciativas comerciais e alcançando grande prestígio. Teve um casamento com Linda e criou a enteada Janina. Proporcionou à jovem uma situação invejável e seu casamento na Catedral Metropolitana ficou nos relatos dos grandes acontecimentos da cidade.
# A noiva saiu do palacete, onde hoje existe o Hotel Praça da Matriz, e chegou à Catedral caminhando sobre um tapete vermelho, tendo como fundo musical trechos de óperas proporcionados por músicos instalados na Praça da Matriz. Seguiu-se uma grande recepção na residência.
Um dos recantos do andar térreo foi adaptado para a recepção do hotel (Foto: Divulgação)
O jardim de inverno tem a escadaria de serviço em ferro trabalhado (Foto: Divulgação)
# O comerciante Antonio Patrício adquiriu o imóvel de Lulu e a família continua mantendo, agora transformado no Hotel Praça da Matriz, graças à dedicação de Ilita Patricio e os filhos. A mansão com seus luxuosos acabamentos, escadas entalhadas, vitrais e outros complementos do estilo elegante do início do século 20 proporcionam uma hospedagem em que se revive outros tempos.
A área do jardim de inverno foi adaptada para o café da manhã (Foto: Divulgação)
Uma claraboia de vidro trabalhado completa o jardim de inverno (Foto: Divulgação)
# Raro exemplo no Centro Histórico, cada vez mais despojado de sua arquitetura antiga, não tem o apoio oficial. Mesmo sendo listado, uma situação indefinida, sem ser tombado não tem isenção de impostos.
# A recuperação da Praça da Matriz, em andamento, vai valorizar a região com o Theatro São Pedro, Solar dos Palmeiro e a antiga sede do governo, o sobrado da esquina da Rua Jerônimo Coelho. Mais a mansão em que funciona o Hotel Praça da Matriz.