Roteiro em Pelotas
Lauer Alves Nunes dos Santos, Andréa Bachettini, o governador Eduardo Leite, Talis Bolzan, Mateus Gomes e Isis Fófano Gama, sendo os dois últimos os responsáveis pela restauração das telas do Palácio Piratini (Foto: Divulgação)
# Conciliando uma intensa agenda de trabalho com compromissos familiares, o governador Eduardo Leite passou o último final de semana em Pelotas.
# Na Beneficência Portuguesa, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital São Francisco, o governador Eduardo Leite reuniu-se com médicos e provedores, fazendo entrega de recursos e equipamentos hospitalares.
# Continuando a agenda do sábado (dia 29), o governador abriu a Exposição no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, da Ufpel, onde estão sendo apresentadas as pinturas do acervo do Palácio Piratini, restauradas pelo laboratório da Universidade.
# Helios Seelinger, Gotuzzo, Guido Mondin, Benette Casaretto, Uragami e Libindo Ferraz são alguns dos artistas cujas obras foram restauradas em Pelotas.
Anna Luiza Quinto di Cameli, Gua Vianna, Lauer Alves Nunes dos Santos e Maria Rita Berchon Sampaio (Foto: Divulgação)
# Talis Bolzan, o primeiro cavalheiro do Estado, acompanhou Eduardo Leite em toda a agenda. No Museu Gotuzzo, mostrou-se interessado no antigo prédio da Escola Eliseu Maciel e soube que no salão onde foi conduzida a cerimônia de sábado (dia 29), já esteve a Princesa Isabel que, na condição de Regente do Império, passou temporada em Pelotas, em 1885.
# Graça Gonçalves Marques, da família do primeiro pelotense a governar o Rio Grande do Sul, Carlos Barbosa Gonçalves, fez questão de cumprimentar o atual governador e convidá-lo para a exposição de pinturas que fará em Jaguarão, ainda no mês de maio.
# A vice-reitora da Ufpel, professora Ursula Rosa da Silva, foi anfitriã ao lado de Lauer Alves Nunes dos Santos, diretor do Malg, e de Andréa Lacerda Bachetini, que dirige o Laboratório Aberto de Conservação e Restauro da Universidade. Ursula presenteou Eduardo Leite com sua obra mais recente: “A crítica da arte em Ângelo Guido”.
# Por lá também estiveram a deputada federal Any Ortiz, o secretário estadual Henrique Vianna, Mateus Gomes, do Núcleo da Conservação da Memória e do Patrimônio do Palácio Piratini, Isis Fofano Gama, Anna Luiza Quinto Di Camelli, Maria Rita Sampaio, Luiz Ottoni Gastal Xavier, Nicola Caringi Lima, Antônia Caringi Aquino e a filha Antonella, Carmem Regina Bauer Diniz, Ester Rodriges, Henrique Pires e Idemar Barz, vice-prefeito, atualmente à frente da Prefeitura de Pelotas.
O governador Eduardo Leite e Lauer Alves Nunes dos Santos no Museu Leopoldo Gotuzzo (Foto: Divulgação)
# Depois da cerimônia, boa parte dos visitantes fez um passeio pelo centro de Pelotas, iniciando pela Feira de Antiguidades, junto ao Mercado Central.
# O governador Eduardo Leite e a comitiva cumpriram a tradição e estiveram no Café Aquários, que durante muitos anos pertenceu ao seu avô paterno.
# A noite teve jantar, reunindo familiares e alguns amigos, em que recebiam os pais do governador, Rosa Eliana Figueiredo Leite e José Luiz Leite, ele comemorando aniversário.
O governador Eduardo Leite e Talis Bolzan visitaram o museu contando com Andréa Bachettini (Foto: Divulgação)