Whatsapp

Notícias

Roteiro histórico

Igreja de São Miguel, por Waldeny Elias, do álbum editado em 1961 (Foto: Acervo pessoal)

# Juliana Bublitz, oportuna e objetiva, está realizando uma pesquisa a respeito de bons roteiros para férias no Rio Grande do Sul, no Informe Especial, de Zero Hora. Vou comentar um dos locais que me atrai desde a infância nos pampas: as ruínas de São Miguel das Missões. Além da construção (edificada entre 1735 e 1745), o sitio arqueológico conta com o Museu das Missões, que guarda uma importante coleção de esculturas sacras dos Sete Povos. Também exibe, de terça-feira a domingo, o espetáculo Som e Luz, narrando a história do lugar.

back

Back to the 70’s: o pintor Waldeny Elias, eu e a equipe que cuidava do acervo missioneiro (Foto: Acervo pessoal)

# A primeira vez que estive lá foi aos 11 anos, quando pedi para conhecer as ruínas missioneiras. Foi fascinação à primeira vista e voltei em diversas ocasiões. Numa delas para comemorar meu aniversário com amigos, entre eles o pintor Waldeny Elias. Aliás, vale destacar que, junto com Léo Dexheimer, Elias fez um álbum de xilogravuras inspirado na igreja e em imagens missioneiras, com o patrocínio do colecionador Lauro Sturm. Noutra, para as fotografias solicitadas pela Revista Caras, para a edição regional, com registros geniais de Liane Neves. Este ano, pretendo voltar justamente na data de meu aniversário, repetindo o que foi feito em 1972.

CARAS

Escolhi ser entrevistado para edição da Caras Regional nas Missões de São Miguel. Vesti uma bombacha especial para foto da capa, assinada por Liane Neves (Foto: Acervo pessoal)

# Na minha primeira visita, no final da década de 1940, o local ainda não tinha entrado em recuperação, e segundo os costumes de muitos, na época, trouxe vários blocos de pedra que faziam parte de um dos aquedutos. Posteriormente, quando minha querida amiga Evelyn Berg Ioschpe assumiu como primeira dirigente a Associação dos Amigos das Missões, criada em 30 de abril de 1991, no Palácio Piratini, fui o primeiro a devolver as artísticas pedras. Visitar as Missões deveria fazer parte do currículo escolar.