Século 20: requinte da capital
Gunter Axt, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# O arquiteto Theo Wiederspahn ajudou de forma ímpar a criar uma imagem em sintonia com o gosto refinado do início do século 20 em Porto Alegre com seus projetos. Muitos dos requintados traçados fazem parte da mostra inaugurada, sábado último, (dia 15), no Paço Municipal.
Álbum de família: Guilherme Franke da Cruz, Malena Fernandez Uber, Lúcia Lütz Uber, Denise Wiederspahn Franke, Sandra Franke da Cruz e Ricardo Antônio da Cruz, descendentes de Theo Wiedersphan e cônjuges (Foto: Ana Laggazio/Divulgação)
# Desenhos como a fachada do Edifício Ely, de muitas das residências da Avenida Independência e de fábricas tradicionais como a Wallig, compõem a exposição “Arquiteto Theo Wiederspahn em Porto Alegre, um olhar contemporâneo”, com curadoria de Vera Grieneisen.
Um dos trabalhos de Theo Wiedersphan (Foto: Ana Laggazio/Divulgação)
# A mostra é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre em parceria com o Consulado Alemão, CDEA - Centro de Estudos Europeus e Alemães, espaço Delfos-PUC, Instituto Goethe, Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da PUC e da Unisinos, e também conta com o apoio do Memorial do Hospital Moinhos de Vento.
Stephan Hoffmann, diretor do Instituto Goethe, Vera Grieneisen, curadora da exposição, Gunter Axt, Milan Simandi, cônsul geral da Alemanha, e Paulo Amaral, coordenador de Artes Visuais da Prefeitura (Foto: Ana Laggazio/Divulgação)
# A visitação continuará até janeiro de 2023. Todos os que têm entusiasmo pela nossa capital devem conferir. Igualmente, serve como apelo para a conservação do patrimônio arquitetônico, muitas vezes demolido para dar lugar a exemplos de uma arquitetura motivada pelo lucro imobiliário e sem valor algum.
Um dos harmônicos projetos de Theo Wiedersphan (Foto: Ana Laggazio/Divulgação)
Vera Grieneisen, curadora da mostra, Denise Franke Wiederspahn, bisneta de Theo, e Paulo Amaral (Foto: Ana Laggazio/Divulgação)
Flávio Krawczyk, direção dos acervos das Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Gilberto Perin e Paulo Abenzrragh estiveram na abertura da mostra (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
No detalhe: uma das obras do artista (Foto: Ana Laggazio/Divulgação)