Semente poderosa
A morada do casal Celina Chaves Kroeff e Osvaldo Kroeff, em Esteio (Foto: Divulgação)
# A origem do Parque Assis Brasil, sede da Expointer - Exposição Internacional de Animais desde 1972, foi a fazenda de Celina Chaves Kroeff e Osvaldo Kroeff, proprietários de extensas áreas em todo o Estado. Vale relembrar quem juntamente com seu sobrinho e cunhado, Ernani Fleck, casado com Jenny Chaves Fleck, tinham grandes extensões de terra ao longo da BR 116, sendo os Kroeff proprietários dos campos à esquerda da estrada e, os da direita, de aquisição dos Fleck.
Celina Chaves Kroeff e Osvaldo Kroeff (Foto: Divulgação)
# Celina Chaves Kroeff, com quem iniciei amizade muito jovem, num dos tradicionais leilões organizados por Edmundo Baptista Pereira, foi uma das personalidades marcantes da sociedade gaúcha no século passado. Interessada em todos os setores da vida no campo e colecionadora de antiguidades, foi das primeiras a pesquisar igrejas e fazendas do recôndito dos pampas.
# Suas moradas refletiam o entusiasmo pelos vários aspectos das ambientações. Quando concluiu o edifício em que viveu suas últimas décadas, no Morro Ricaldone, teve a sugestão do construtor que palmeiras imperiais completariam a bonita arquitetura do prédio. A dificuldade seria transplantar palmeiras de grande altura. Celina resolveu a dificuldade, adquirindo as existentes numa antiga chácara do bairro de Teresópolis. Fez transportar pelos bondes usados na época para carregar os trilhos até a Rua Hilário Ribeiro e, depois, em carro de bois até o edifício. O bonito resultado pode ser conferido até o dia de hoje.
# Sua casa em Esteio mostrava o mesmo encantamento da proprietária e serviu como sede da Expointer, até ser ampliada. Sua inteligência e boa vontade com todos foram qualidades inesquecíveis. Um de seus ditos constantes era: “Quem se levanta por si, ninguém derruba”. Servia como estímulo aos trabalhadores que, dedicados à rotina das atividades desde cedo, não deviam se atemorizar com os revezes.
# O alto astral de Celina e Osvaldo Kroeff perduram em realizações no Parque Assis Brasil que, atualmente, promove outra exposição, superando as dificuldades do momento.
O Parque de Exposições Assis Brasil comemora meio centenário em 2020 (Foto: Divulgação)