Surrealismo em pauta
Paula Ramos: temas relacionados às obras das artistas importantes no surrealismo (Foto: Pedro Heinrich/Banco de imagens)
# Paula Ramos, que durante a temporada residindo em Berlim manteve intensa participação no setor das artes, vai abordar a produção artística feminina no surrealismo em aula virtual da próxima terça-feira (dia 26), no Instituto Ling. Paula apresentará e discutirá as poéticas de algumas das artistas mais admiráveis da primeira metade do século XX, que desenvolveram suas obras em diálogo ou a partir dos ecos do movimento nascido nos anos 1920, na França.
# Estarão em evidência mulheres como a pintora e escultora Dorothea Tanning, a artista plástica e fotógrafa Meret Oppenheim, além das pintoras Frida Kahlo, Remedios Varo e Leonora Carrington.
# Paula ressalta: “Os escritores e artistas ligados ao Surrealismo celebraram e fetichizaram as mulheres, tomando como musas, inclusive, muitas integrantes do próprio movimento. Elas, no entanto, mais do que divas ou esfinges, foram figuras de proa, explorando o sentido de liberdade e as múltiplas possibilidades franqueadas pelos pressupostos surrealistas”. A atividade poderá ser acompanhada ao vivo pela plataforma Zoom. Professores da rede pública podem acessar a aula gratuitamente, mediante inscrição prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br. Para mais informações, clique aqui.
Frida Kahlo, 1940, sem título. Autorretrato com colar de espinhos e beija-flor (Foto: Divulgação)