Whatsapp

Notícias

Tic-Tac

A mostra Revoada causa impacto nos espaços do Farol Santander (Foto: Fabio Del Re/Divulgação)

# O Farol Santander abriu, na terça-feira (dia 2), sua temporada de exposições em 2021 com a mostra Revoada, da artista visual Flávia Junqueira, um dos principais nomes do cenário da arte contemporânea no Brasil. Inédita em Porto Alegre, Revoada tem curadoria de Paulo Herkenhoff e produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo). A mostra, que repercute muito bem, fica até 25 de abril.Imperdível.

# Para não esquecer: a Arena da Amazônia, construída em 2014 para a realização dos jogos da Copa do Mundo, custou R$ 669 milhões. Ociosa na maior parte do tempo, tem um custo mensal de 1 milhão. A população amazonense carece de hospitais e material para tratar os doentes do Covid 19. Este é o Brasil do século 21.

 

silence

A mostra conta com reúne 18 painéis com imagens, vídeos e sons (Foto: Fundação Brasil Meu Amor/Divulgação)

# A Fundação Brasil Meu Amor (FBMA) e a Prefeitura Municipal de Bagé trazem à cidade a exposição “O Silêncio que Grita”, em cartaz a partir desta quarta-feira (dia 3), na Casa de Cultura Pedro Wayne. A exposição é composta de imagens, vídeos e sons que apresentam uma visão de Brasil livre, defendida pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek e tantos outros. A atração permanece até 15 de março e pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 18h.

# Está certo o grupo que se opõe às corridas de cães no Rio Grande do Sul. Aliás, surpreende que os gaúchos, que sempre tiveram a companhia fiel dos lebreiros, como são conhecidos os galgos no trabalho no campo, tenham aderido a este tipo de competição existente na Inglaterra e nos Estados Unidos. Os whippetes, em geral os mais usados neste tipo de disputa, são submetidos a uma pratica cruel e largados nas estradas de alta velocidade quando não tem mais condições para a prática das corridas. Inclusive o cinema já fez diversos filmes a respeito, condenando o esporte.

# Dez meses depois de cancelar atividades presenciais por conta da pandemia, o Instituto Ling inicia sua reabertura gradual nesta quinta-feira (dia 4), seguindo protocolos sanitários e recebendo uma nova exposição: a mostra cronológica “Decupagem”, da artista plástica mineira Iole de Freitas. Para garantir a segurança do público e dos colaboradores, o acesso ao centro cultural será feito somente com agendamentos pelo site da instituição – que pode ser visto clicando aqui, com horários disponíveis para quintas, sextas e sábados, às 14h, 15h30min ou 17h, sendo permitida a entrada de grupos de até cinco pessoas por vez.

 

hübner

O artista Marcelo Hübner (Foto: Nilton Santolin/Divulgação)

# Seguindo sua tradição no Litoral Norte, a Bublitz Galeria de Arte promove, entre 5 e 12 de fevereiro, uma exposição com obras de arte, objetos de decoração e tapetes orientais. No acervo em exibição, estão mais de 200 itens, com destaque para obras de importantes artistas como Carlos Scliar, Glenio Bianchetti, Ângelo Guido, Vitório Gheno, Vasco Prado e Marcelo Hübner – que estará presente no espaço, com pinturas ao vivo.

# A JapanHouse São Paulo apresentou, na terça-feira (dia 2), mais uma importante vertente da cultura japonesa, a arte da caligrafia, por meio de trabalhos da artista Shoko Kanazawa. A programação conta com palestras e workshops da tradição japonesa. Dando continuidade às expressões da filosofia DŌ, essencial para compreensão do Japão, a exposição gratuita e inédita “DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa”. Na mostra, serão exibidas obras de Shoko Kanazawa, que utiliza técnicas e saberes milenares e os atualiza, trazendo seus conceitos para a contemporaneidade.