Whatsapp

Notícias

Tic-Tac

A mostra poderá ser conferida em São Paulo, no mês de março (Foto: Divulgação)

# A Fundação Iberê inicia 2021 expandindo sua presença no Brasil, tendo como destino o Instituto Tomie Ohtake. A partir de 13 de março, a instituição abrigará a exposição “Iberê Camargo – O Fio de Ariadne”. Com curadoria de Denise Mattar e Gustavo Possamai, a mostra revela 36 cerâmicas e oito tapeçarias de grandes dimensões, obras de Iberê Camargo que não são expostas há cerca de 40 anos e que estão em coleções públicas e particulares de Lisboa, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Acompanham a exposição cartões e gravuras e uma linha do tempo em referência à urdidura feminina que apoiou o trabalho do pintor ao longo de sua história. Atualmente, a mostra ainda pode ser conferida na Fundação Iberê Camargo até o dia 28 de fevereiro.

# A opção do governador Eduardo Leite pela possível candidatura à Presidência da República, em 2022, surpreendeu os que desejavam sua permanência no Piratini por mais quatro anos. Entretanto, é conhecida sua posição contra a reeleição e essa agenda nacional será boa para avaliar a efetiva candidatura.

 

renight

Convite da mostra “Colar para não enlouquecer” (Foto: Divulgação)

# O crítico de arte e marchand Renato Rosa, que comemora seu aniversário neste sábado (dia 13) e em fase de novos projetos na arte, inaugura, coincidentemente, neste sábado, a exposição virtual “Colar para não enlouquecer”, na Rodyner Gallery, em Cascais, Portugal. Trata-se de uma promoção da Rodyner Gallery juntamente com a Arte351 Magazine e integra o projeto Habemus Artem. A mostra segue exposta até o dia 13 de abril e pode ser conferida clicando aqui e aqui.

# A sugestão dos experts da Importadora Porto a Porto para o carnaval são os vinhos Pouca Roupa, cujo nome divertido sintoniza com alegria. Elaborados no Alentejo, sudeste de Portugal, e recém desembarcados no Brasil, tem uma variedade de brancos e rosés deliciosos. Os tintos Pouca Roupa igualmente somam alta aprovação.

 

gf

Giovanni Frasson (Foto: Guto Carneiro/Divulgação)

# Inaugurada em 2020, a Dossier Arts and Fashion Education, escola livre de moda e arte idealizada por Giovanni Frasson, um dos grandes nomes do jornalismo de moda no Brasil desde os anos 80, apresenta seus novos cursos para o mês de março, que se somam à grade regular da escola. Até junho, a Dossier deve lançar mais 25 novos cursos. As inscrições podem ser feitas clicando aqui

# Em sua segunda edição neste ano, o projeto Audições Comentadas de Jazz homenageia Tom Jobim (1927-1994) com uma aula musical conduzida ao vivo pelo jornalista Paulo Moreira e pocket show com os músicos James Liberato e Ana Cris Bizarro interpretando algumas das canções mais famosas do maestro. Durante o encontro, o público poderá conhecer detalhes, curiosidades e os principais momentos da trajetória do cantor, compositor, arranjador, pianista e violonista, que assina sucessos como Garota de Ipanema e Chega de Saudade, ao lado de Vinicius de Moraes. A atividade acontece na próxima quinta-feira (dia 18), às 19h30, e poderá ser acompanhada no formato digital, em transmissão ao vivo, ou presencialmente, no Instituto Ling. Mais informações, clique aqui.

 

ariane

Ariane Severo (Foto: Fabiana Reinholz/Divulgação)

# A psicanalista e escritora Ariane Severo abre nova turma para a Oficina de Literatura, Psicanálise e Cinema. As aulas iniciam no dia 9 de março, das 18 às 21 horas. Durante três meses, às terças-feiras, num total de 12 encontros, os alunos analisam e debatem o filme Meia-noite em Paris, de Woody Allen (seleção oficial do Festival de Cannes e Oscar de roteiro original, assistido por mais de um milhão de espectadores no Brasil). Informações e inscrições através do e-mail ahelena.rilho@yahoo.com.br e do telefone (51) 99703-8175.

# Buscando ampliar a difusão da cultura japonesa para além do prédio da Avenida Paulista, a Japan House São Paulo inicia seu projeto de itinerância de exposições pelo Brasil e América Latina, por meio de parcerias inéditas com outras instituições. Com início neste mês de fevereiro, a expansão leva mostras concebidas e já apresentadas na sede localizada na capital paulista para três cidades neste primeiro momento: Curitiba (PR), no Museu Oscar Niemeyer (MON), Buenos Aires (Argentina), no Jardim Japonês, e em Porto Alegre (RS), na Fundação Iberê.