Tic-Tac
O mestre Iberê contemplando um de seus trabalhos (Foto: Reprodução)
# Com o propósito de expandir a sua presença no Brasil, a Fundação Iberê inaugura neste sábado (dia 24), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a exposição “Iberê Camargo – O Fio de Ariadne”. Com curadoria de Denise Mattar e Gustavo Possamai, a mostra revela 36 cerâmicas e oito tapeçarias de grandes dimensões, obras que não são expostas há cerca de 40 anos e que estão espalhadas em coleções públicas e particulares de Lisboa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Acompanham a exposição cartões e gravuras e uma linha do tempo em referência à urdidura feminina que apoiou o trabalho do pintor ao longo de sua história.
O advogado Eduardo Krause, um dos agraciados, e Maria Alice Martins (Foto: Divulgação)
# Mérito: A pandemia não impediu que o prefeito Sebastião Melo anunciasse, recentemente, as 23 personalidades e instituições agraciadas com a Medalha da cidade. A solenidade de entrega da condecoração, incluída nas comemorações dos 249 anos de Porto Alegre, ocorrerá quando as normas de segurança sanitária forem abrandadas. A Medalha de Porto Alegre, instituída em 1977, foi concebida pelo artista plástico Nelson Jungbluth. A homenagem é prestada aos que realizam relevantes serviços para o desenvolvimento social, econômico e cultural do município. Este ano, recebem: Ranolfo Vieira Júnior, Pedro Simon, Eduardo Battaglia Krause, Luís Roberto Ponte, Comando Militar do Sul, Renato Ramalho, Janice Martins, Leonardo Fração, Geraldo Pereira Jotz, Pontifícia Universidade Católica do RS, Antonio Goulart, Vera Ambrósio, Instituto Cultural Floresta, Centro Social Marista de Porto Alegre, Marília Barreto, Grêmio Náutico União, Paulo César Tinga, Luis Antonio Lindau, Jean Pierre Corseuil, Cláudio Goldstein, Marilu Maraschin, Isabela Fogaça e Luis da Cunha Lamb.
Capa do livro A Ferrovia do Riacho – Do sanitarismo à modernização de Porto Alegre (Foto: Reprodução)
# O arquiteto e urbanista André Huyer é o autor do livro A Ferrovia do Riacho - do sanitarismo à modernidade de Porto Alegre, que Walter Winge me presenteou, satisfazendo o desejo de reviver uma das mais charmosas lembranças, as viagens à Zona Sul para acessar a morada dos Assunção, hoje Vila Assunção. O trenzinho saía do Largo dos Açorianos e seguia ao longo do Guaíba até a Tristeza. Foi desativado e caiu no esquecimento, da mesma forma que os bondes. Como, lastimavelmente, somos um país sem memória, o livro de Huyer serve para desvendar como Porto Alegre já foi muito mais atraente e humanizada. O livro, bem editado, conta com um apêndice que traz mais informações atraentes.
Olivia Tebaldi (Foto: Glauber Tebaldi/Divulgação)
# Com apenas nove anos e oito prêmios internacionais de piano, Olívia Tebaldi mostrará seu talento precoce em um recital virtual transmitido ao vivo e gratuitamente neste sábado (dia 24), às 18h, direto do Instituto Ling. A jovem artista apresentará um repertório variado que mostra toda a sua versatilidade. O programa inclui composições de autores brasileiros como Villa-Lobos e Francisco Mignone, assim como obras que vão do barroco ao impressionismo, de nomes como Bach, Mozart, Beethoven, Burgmüller, Moszkowski, Tchaikovsky, Chopin e Debussy. Para receber o link direto da transmissão, é necessário fazer inscrição clicando aqui.
A fachada do belo Mosaico (Foto: Divulgação)
# Três restaurantes em um só lugar. Este é o conceito do Mosaico, casa focada na culinária japonesa que ocupa o espaço deixado pelo antigo Café do Porto, na Rua Padre Chagas. O empresário goiano Alfredo Luiz Pinto instalou um de seus projetos mais ousados e inovadores na capital gaúcha. A inauguração do primeiro piso ocorreu em dezembro passado, e agora começa o processo de expansão do empreendimento. Com a ideia de atender às necessidades de diversos públicos, no primeiro andar, o Mosaico Sushi Bar atende até 40 pessoas nas suas áreas interna e externa. Já o Mosaico Living Room, no segundo pavimento, é um espaço híbrido – pois pode também ser usado como coworking, sem cobrança de valores e com agendamento prévio – que comporta até 100 clientes.
# O jornalista Paulo César de Oliveira, um dos nomes de liderança de Minas Gerais, escreveu um artigo alertando para a reconquista no terreno político, da educação e do setor financeiro no pós pandemia.
Flores deliciosas criadas por Jovânia Mayer(Foto: Divulgação)
# Jovânia Mayer, cuja criatividade possibilita associar deliciosos biscoitos de mel com datas especiais, preparou uma coleção de flores para o Dia das Mães como vocês podem conferir em seu Instagram, clicando aqui.
# Depois de ter retornado de uma viagem na qual percorreu o Rio de Janeiro, o interior de Minas Gerais e a capital paulista, Jocler Turmina, conhecido como um dos mais atuantes scouters do Brasil, segue debruçado na proposta que promete evidenciar a diversidade de estilos e biotipos no mundo da moda. Por meio dos projetos Hunter e Serra Fashion Business, ele está focado em descobrir new faces e resgatar a importância do Rio Grande do Sul no cenário da moda nacional. Para isso, ele recepcionará, nos dias 23, 24 e 25 de abril, o conceituado fotógrafo Márcio Falcão, que ganhou destaque na revista Vogue. Virá de São Paulo para Vacaria, município no qual Jocler está radicado atualmente. No Estado, ele registrará os books das personalidades que logo estarão figurando no concorrido cenário fashion.