Tic-Tac
Carmen Ferrão, presidente da Bienal do Mercosul (Foto: Pedro Antônio Heinrich/Banco de imagens)
# Com o objetivo de oferecer uma vivência imersiva em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul, que acontecerá em setembro de 2022, lançou um edital de Chamada Aberta para artistas inovadores. Serão selecionadas 20 propostas que integrarão a exposição Transe. As inscrições poderão ser feitas clicando aqui ( www.bienalmercosul.art.br), até o dia 20 de julho. A divulgação dos selecionados será realizada no dia 22 de setembro. O projeto, que tem curadoria de Marcello Dantas e curadoria adjunta de Laura Cattani e Munir Klamt, abrange artistas e coletivos e demais agentes criativos de qualquer local do mundo. Segundo Dantas, a seleção será feita em três etapas: análise cega da proposta artística, análise de portfólio e entrevistas. Para a presidente da 13ª Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão, a Chamada Aberta e a Exposição Transe, realizada em parceria com o Instituto Caldeira, dará visibilidade para novos artistas, que poderão ter suas obras expostas na Bienal do Mercosul. “Buscamos fazer uma mostra inclusiva e muito disruptiva, trazendo essa fusão entre arte e tecnologia. E não teria um local mais apropriado que o Instituto Caldeira para receber a exposição Transe”, afirma a presidente. Para dúvidas e mais informações, entrar em contato pelo email chamada.aberta@bienalmercosul.art.br.
Verena Flach e Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle (Foto: Dani Barcellos/Banco de imagens)
# Muito bem recebida as escolhas dos desembargadores Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle e Rogério Favreto, este como suplente, pelos integrantes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região para integrar o Tribunal Regional Eleitoral. A posse virtual será dia 18 de maio.
A atriz Ilana Kaplan (Foto: Reprodução)
# A talentosa Ilana Kaplan, atualmente fazendo o maior sucesso como Keila Mellman – expert em decoração e etiqueta no mundo virtual, concedeu entrevista a Mônica Bergamo no caderno Ilustrada da edição de domingo (dia 9) da Folha de São Paulo. Encerra com um comentário de grande sensibilidade e inteligência a respeito do que é de bom tom, ou não: “Falta de empatia num momento como este definitivamente não é de bom tom. Colocar (nas redes) uma coisa que é uma ostentação, sem parar para pensar que tem gente morrendo, que tem gente passando fome, que nós estamos sem vacina suficiente, que muita gente não foi informada que existem duas doses e só tomaram uma... Tudo isso não é de bom tom.”
# Repercute a entrevista do crítico de arte Jacob Klintowitz na última edição da Parêntese. Renato Rosa, colaborando com Luís Augusto Fischer, coordenou as perguntas contando com Paula Ramos, Mirian Tolpolar, Ivan Pinheiro Machado e a minha participação, entre outros nomes das artes e da intelectualidade.
Melhor amigo do homem: o cão (Foto: Reprodução)
# Valendo ainda comemorar: a data de 28 de abril é o Dia Internacional do Cão-Guia, atribuição exercida com a maior fidelidade e dedicação dos nossos amigos de quatro patas. É preciso cultivar a cultura dos cães-guia no Brasil pelo importante auxílio ao deficiente visual. O Instituto Iris trabalha para o acesso a eles. É preciso não esquecer: por maior simpatia e carinho que nos despertem os cães, especialmente estes pela sua atividade, eles não devem ser acarinhados, pois não devem receber manifestações de terceiros. Salve o cão-guia.
# Contemplado pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura, a performance Ecopoética - Ritual de Sobrevivência Urbana será exibida em formato audiovisual pela primeira vez neste sábado (dia 15). Durante 7 anos, o trabalho foi com a linguagem da intervenção urbana, em longas performances com duração entre 3 a 7 horas, em meio a parques e rios de diversas cidades. Agora, em virtude da pandemia, o coletivo tem o desafio de transformar seu trabalho para a linguagem do vídeo e levar para o espaço virtual, com similar potência, os símbolos da sociedade do consumo e do descarte de resíduos. A estreia do trabalho está marcada para às 19h nas redes sociais dos grupos que participaram dos intercâmbios e nas redes sociais do projeto (@ecopoetica).
# Depois de fechar à visitação do público, em dezembro de 2020, para a realização de uma reforma, o MARGS reabriu nesta terça-feira (dia 11), mediante agendamento. Atualmente, o museu está apresentando duas exposições inéditas, que juntas ocupam 8 salas e galerias, além do foyer. As mostras são “Lia Menna Barreto: A boneca sou eu – Trabalhos – 1985-2021” e “Bruno Gularte Barreto: 5 CASAS”.
Evandro Matté e Hique Gomez no espetáculo A OSPA vai à Sbórnia (Foto: Maí Yandara/OSPA/Divulgação)
# A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta, neste sábado (dia 15), às 17h, a segunda atração do ano. O concerto de música de câmara Stravinsky 50 terá regência do maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, e a participação do músico e ator Hique Gomez, que fará a narração da história. O programa deste sábado é dedicado inteiramente à obra “A História do Soldado”, de Igor Stravinsky (1882-1971). O público poderá assistir a transmissão ao vivo através do canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa, gratuitamente. Por enquanto, as apresentações da OSPA não têm público presencial.
# O Recreio da Juventude, clube social referência no Estado em lazer e esporte, firmou parceria com o Instituto Elisabetha Randon para a realização de atividades do Programa Florescer. A assinatura do contrato entre as duas entidades ocorreu na tarde desta segunda-feira (dia 10), na Sede, com a presença do presidente executivo do Recreio da Juventude, Paulo Henrique Marchioro, da diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon e do vice-presidente de Esportes do Recreio da Juventude, Fabiano Toigo.
Guilenne Zaffari com o pequeno Bruce (Foto: Lisette Guerra/Divulgação)
Camila Assem acompanhada de seus três filhos: Alícia e os gêmeos João Luiz e João Adriano (Foto: Lisette Guerra/Divulgação)
Nara Kraetzig com os gêmeos Bernardo e Theo (Foto: Lisette Guerra/Divulgação)
# Em homenagem às mães, o Moinhos Shopping recebeu, no último sábado (dia 8), a exposição fotográfica “Mãe, visão singular de um tema eterno”. As imagens da mostra são da fotógrafa Lisette Guerra e retratam mães acompanhadas de seus filhos. As 16 fotos estarão expostas na Praça de Eventos, localizada no 1º andar, e distribuídas com espaçamento entre si, de forma a respeitar o distanciamento social. Lya Luft assina a apresentação da mostra.
A capa do livro “Teresas de Itapuã” leva a arte de Gildásio Jardim, artista que vive em Minas Gerais (Foto: Divulgação)
# Na última semana, o romance “Teresas de Itapuã”, de Gabriela Coral, chegou às livrarias. A autora conta as histórias de personagens cujas trajetórias de vida foram interceptadas, tendo o limite físico assaltado suas melhores escolhas. No Hospital Colônia Itapuã, em uma comunidade isolada e dividida entre doentes e sadios, a narrativa acompanha a vida de Maria Teresa e Ana. A simbologia encontrada pela autora, que é médica hepatologista, ao tratar o convívio entre pacientes com hanseníase na década de 1950 e 1960, nos faz entender e respeitar o confinamento imposto na época, em uma separação do mundo em polos opostos. Publicado pela Editora Libretos, o livro pode ser encontrado clicando aqui. Lembrando que o lançamento acontece no dia 26 de maio, às 19h, na Sala Libretos no Facebook, com reapresentação no dia 28, no mesmo horário, no YouTube . A live reúne a autora Gabriela Coral, a escritora Anna Mariano e a editora Clô Barcellos em bate-papo sobre a construção da narrativa.
# A FestiPoa Literária terá sua 13ª edição totalmente virtual e poderá ser acompanhada através do YouTube, no Instagram e no Facebook, que inicia nesta quinta-feira (dia 13) e vai até a próxima segunda-feira (dia 17).