Whatsapp

Notícias

Tic-Tac

Canário Vermelho, desenho da artista Glaé Macalós (Foto: Divulgação)

# Glaé Macalós leva a sério o distanciamento social e dedicou-se a desenhar pássaros, um de seus encantamentos na natureza. São pássaros brasileiros procurados em compêndios e obras a respeito de nossos voadores que estimularam a artista. A coleção de desenhos encanta e destinou alguns aos amigos.

# Octaviano Busnello, que recentemente assumiu a gestão da Jeep de Novo Hamburgo, acompanha as obras de remodelação da loja. O projeto de adaptação ao novo padrão da loja da Savarauto Jeep é da BG Arquitetura, realizado pelas arquitetas Cynthia Garcia e Mádia Santos Borges. A reinauguração está prevista para breve, assinalando uma nova etapa do grupo num dos polos econômicos do Vale dos Sinos.

# Neste sábado (dia 5), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, pensando nisto, o Grilo Mobilidade e Tecnologia preparou uma programação especial em alusão à data: a primeira ação terá início neste domingo e concederá pulos gratuitos nos dias 6 e 13, através do cupom Puloverde. Desta forma, a startup quer incentivar os porto alegrenses a utilizarem seu serviço, com veículos 100% elétricos e que contribuem diariamente para uma cidade sem poluição sonora e nem emissão de CO2 na atmosfera. No decorrer do mês, mais ações serão realizadas pela plataforma de mobilidade e mídia.

# Em homenagem ao sétimo centenário da morte de Dante Alighieri, autor do clássico da A Divina Comédia, a Bell’Anima Produções reúne quatro especialistas na obra do poeta florentino e quatro grandes músicos gaúchos no Sarau Dante 700. O evento virtual poderá ser acompanhado neste sábado (dia 5), às 19h, em transmissão no canal da produtora no YouTube – que pode ser conferido clicando aqui.

# Na próxima semana (dias 7 a 11), os seguintes espetáculos estarão em cartaz no Porto Versão Alegre: Stand up do Bagual do Gaudêncio; as estreias Curiosa Mente e Preta no Branco; as comédias Os Palhaços de Tchekhov, PQ Casamos?! e Projeto Secreto Gaiola das Loucas. Lembrando que também há sessões com tradução para libras e audiodescrição. Assim como uma programação gratuita, com lives no dia 9 e 10 pelo Instagram do festival. Mais informações, clique aqui.

# Na tarde da última quarta-feira (dia 2), a pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera lançou sua mais recente obra intitulada “10.000 Anos de Arte Têxtil” com uma mostra homônima na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, em exibição até o dia 30 de junho. Seguindo os protocolos de biossegurança que o momento exige, a autora autografou o livro para familiares, amigos, estudiosos e apreciadores do tema, em momentos distintos, recebendo elogios dos apaixonados pelo universo fiber art. Dos rústicos trançados de palha americanos, ao linho que envolvia as múmias do Egito, ou às mais delicadas rendas e tapeçarias europeias, o têxtil tem sua história entrelaçada com a da própria humanidade. Muito dessa trajetória pode ser conferida nas páginas do livro que promove um verdadeiro passeio pelo tempo.

eduardo_dorneles

O jornalista Eduardo Dorneles (Foto: Alana Schütz/Divulgação)

# Lembra do primeiro beijo? A primeira noite. A primeira promessa. O primeiro sonho. A primeira mentira. A primeira ferida. A primeira traição. Tudo era mais intenso e, por consequência, mais verdadeiro quando tínhamos 18 anos? Essa provocação é o tema do conto "Ninguém sente como sentia com 18 anos", que chega exclusivamente à plataforma Amazon Kindle na próxima terça-feira (dia 8). Assinado pelo jornalista Eduardo Dorneles, a trama narra uma viagem no tempo através das memórias dos antigos relacionamentos da dupla de amigos, Gabriel e Renata. O objetivo é compreender se hoje, num mundo tão líquido, ainda é possível se apaixonar e viver o arrebatamento de uma experiência com o amor romântico. O e-book tem 33 páginas e está disponível pelo valor para aquisição clicando aqui.

# O escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina se encontram virtualmente, na próxima terça-feira (dia 8), às 19h, em mais uma edição do projeto “Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema”. O tema do bate-papo serão as diferenças e semelhanças entre o romance Lavoura Arcaica, escrito pelo autor paulista Raduan Nassar em 1975, e o longa-metragem homônimo que estreou nas telonas em 2001 com direção de Luiz Fernando Carvalho. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia, clicando aqui.