Tic-Tac
Adriana Boff, José Resende e Emilio Kalil em recente encontro (Foto: Nilton Santolin/Divulgação)
# O artista José Resende esteve na capital gaúcha, quinta-feira (dia 17), para uma visita técnica de sua nova exposição em preparação na Fundação Iberê, prevista para novembro. Para esta mostra, serão selecionadas obras especialmente para dialogar com o centro cultural e instaladas nas partes interna e externa do prédio. O artista aproveitou para vistoriar seu monumento Olhos Atentos, na orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro – fechado para visitação desde 2018. Acompanhado do diretor-superintendente da Fundação, Emilio Kalil, e da coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Adriana Boff, foi discutida a reabertura junto com a exposição.
José Resende no Mirante Olhos Atentos, na orla (Foto: Nilton Santolin/Divulgação)
# Um dos itens para recuperar o Centro Histórico será o conserto das calçadas- em sua grande maioria deterioradas e apresentando riscos aos transeuntes. Por sua vez, os vendedores ambulantes ocupam um largo espaço que, muito seguidamente, tem trânsito de bicicletas, tanto de entregadores como de usuários dos passeios sobre duas rodas. Aliás, em bom tempo devem fiscalizar as bicicletas, até para garantir os direitos dos usuários.
# Em sua segunda edição virtual deste ano, o Clube de Leitura do Instituto Ling convida o professor, escritor e crítico literário Luís Augusto Fischer para falar sobre a obra de um dos principais nomes da literatura argentina, o autor Jorge Luis Borges (1899-1986). Em aula online, realizada na próxima terça-feira (dia 22), às 19h, Fischer analisará o livro Ficções, uma coletânea de contos publicados por Borges nos anos 40, que acarretou o reconhecimento universal do autor. O encontro virtual é gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para receber o link direto da atividade, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia clicando aqui.
# Neste sábado (dia 19), às 20h, a Associação Leopoldina Juvenil comemora seus 158 anos com um jantar especial no Salão Leopoldina. O aniversário, restrito em função do cenário de pandemia, terá como tema “Memories”, em um resgate das lembranças vividas pelos associados nos ambientes do clube, seja no esporte, nos eventos sociais ou no convívio entre amigos. O jantar para associados e convidados de sócios será no formato restaurante e comandado pelo chef Claudio Solano ao som da voz e violão do diretor da ALJ Rafael Vallandro (Peco) e Thays Werutsky. Diferente dos anos anteriores, não haverá lounges nem pistas de dança. A solenidade, com a presença do presidente Alberto Jerônimo Guerra Neto, e o show serão transmitidos pelo YouTube.
# O Sambô Sushi soma instalações atraentes com um cardápio diversificado com pratos de elaboração apetitosa. Outra noite, jantavam lá Renata Vellinho Busnello e Octaviano Busnello. Afonso Berlim, com experiência no setor da culinária, recebe com solicitude.
Autorretrato de João Fahrion (Foto: Reprodução)
# Paula Ramos, atualmente aproveitando a primavera em Berlim, que está colorida com as magnólias em flor, elabora os projetos para o lançamento de uma obra a respeito do pintor João Fahrion. O artista tem a preferência de Paula que pretende apresentar a obra em 2024. Vai resgatar a trajetória de Fahrion, um dos mestres das artes gaúchas, merecedor de maior reconhecimento.
# Um almoço benemerente será realizado dia 22 de agosto homenageando o colunista Eduardo Bins Ely, que em inúmeras ocasiões proporcionou eventos similares. A iniciativa conta com o advogado Laury Ernesto Koch, Caco Schuch e Paulo Amaral, entre outros nomes conhecidos.
# Walter Winge, comando da Floricultura Winge, realiza, neste sábado (dia 22), a inauguração do projeto “Winge Quadras Esportivas – esportes de areia”. O complexo, um belo recanto com árvores centenárias e outras atrações, fica localizado no Bairro Tristeza, zona sul da capital.
# A simpática equipe da Kopenhagen, do Moinhos Shopping, sob a direção de Thaís Rodrigues, teve êxito de vendas dos chocolates Cherry Brandy e Língua de Gato, em especial, na recente data dos namorados. Outro êxito do espaço é o chocolate quente, com destaque ao amargo.
A talentosa Luana Pacheco (Foto: Flora Andriany/Divulgação)
# Na segunda-feira (dia 21), às 20h, a cantora Luana Pacheco é a convidada da Aliança Francesa Porto Alegre para uma live à la française no Instagram da AFPOA (@afpoa). O repertório será repleto do melhor da música francesa, dos clássicos aos contemporâneos, além de composições próprias de Luana. A apresentação contará com a participação especial do músico Luciano Leães.
Adriana e Ogen Shak (Foto: Divulgação)
# O Espaço Tibet, pioneiro da cultura Tibetana no Brasil, mais precisamente em Três Coroas, realizou, nos dias 11 e 12 de junho, a 1ª Edição do Jantar dos Namorados com o tema “Kurukulla – a Deusa Tibetana da Magia e do Encantamento”. Além da decoração temática e especial inspirada na Deusa Tibetana e do jantar, especialmente preparado para a noite, houve uma programação estimulante para os casais.
Capa da música Terremoto Clandestino (Foto: Divulgação)
# O clipe Terremoto Clandestino, com lançamento na próxima segunda-feira (dia 21) nas redes do Bloco da Laje, tem como principal desafio trazer para as telas a potência que o coletivo transmite nas ruas e nos palcos. A música tema, de autoria de Thiago Lazeri, é uma das mais celebradas do grupo e põe o povo para dançar nos cortejos do bloco, com seu maracatu pulsante. Desenvolvido de forma remota, o clipe conta com a direção de Diego Machado e Martino Piccinini que já trabalharam juntos em diversos projetos, destacando-se a direção de “Deixa Brincar”, outro clipe do próprio Bloco da Laje. A direção de arte e a animação são de Amanda Malheiros Trindade (Treze) e o roteiro original é assinado por Diego Machado, Julia Rodrigues e Ju Barros. Impedida de se encontrar presencialmente, a equipe optou por desenvolver a obra na linguagem da animação. Além de lúdica e de ir ao encontro da força e criatividade do grupo, resolve a questão do distanciamento social que a pandemia da Covid trouxe. Além da animação, os diretores também fazem um trabalho de resgate das memórias digitais do Bloco, trazendo imagens de arquivos, de ensaios, shows e saídas do Bloco mais querido de Porto Alegre. O clipe ainda conta com a participação de Robson Lima Duarte, que criou e dançou uma coreografia a ser animada no clipe.
# Neste sábado (dia 19), às 14h, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) promove um palestra virtual com o tema “Arte, delírio e transgressão: as capas de discos do Brasil pós-tropicalista”. O evento integra o projeto Histórias Brasileiras Ciclo 2021-22 e poderá ser acompanhado no canal do YouTube do museu – que pode ser conferido clicando aqui.