Tic-Tac
Yeddo Titze: homenagem ao artista (Foto: Ronald Mendes/Divulgação)
# O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) inaugura, neste sábado (dia 4), a exposição inédita “Yeddo Titze — Meu jardim imaginário”. A mostra tem por objetivo prestar homenagem ao professor e artista gaúcho falecido em 2016. Com curadoria de Paulo Gomes e Carolina Grippa, “Yeddo Titze — Meu jardim imaginário” tem lugar na Galeria Iberê Camargo e na sala Oscar Boeira, no segundo andar do museu, e poderá ser conferida até o final de novembro. Apresentando mais de 40 obras desde a década de 1950 até 2010, a mostra contempla a trajetória de Yeddo Titze (1935-2016) desde o início da sua formação até seus últimos anos de produção. Com ênfase na temática de jardins, flores e paisagens, destaca uma série de tapeçarias e pinturas, produzidas em diversas técnicas. A exposição traz a público obras dos acervos do MARGS, da Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura de Porto Alegre e da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo da UFRGS, que são agora pela primeira vez reunidas e exibidas.
O edifício Flow Live (Foto: Roberta Weber/Divulgação)
# A 8ª edição do Prêmio Saint-Gobain AsBea de Arquitetura destacou o escritório gaúcho IDEIA1 concedendo dois prêmios. O projeto Flow Live, prédio residencial construído no Parque Una, bairro privado em Pelotas, venceu como Melhor Projeto Residencial e como Destaque AsBEA acima de 10.001m2. Foram 628 trabalhos inscritos na primeira etapa e 70 pré-selecionados. Entregue em 2020, o Flow Live é um edifício de pequenos estúdios em uma área de frente para o parque e possui 124 apartamentos compactos. Essa premiação celebra grandes projetos que apresentam aspectos de conforto, soluções inovadoras e que promovam a sustentabilidade da construção civil brasileira. Uma cerimônia realizada na última semana, e transmitida pela internet, anunciou os vencedores. Os arquitetos Cristina Martins e Gabriel Gandró estão à frente do escritório IDEIA1.
Comando da IDEIA1: Gabriel Gandró e Cristina Martins (Foto: Divulgação)
Pet da raça Pequinês (Foto: Reprodução)
# Os pet lovers mudam as preferências com os passar do tempo. Os pets que somam maioria de predileções na atualidade são os das raças Pug, Buldogue francês, Lulu da Pomerânia e, retorna, mais uma vez, o Pequinês. Oriundos da China, eram os preferidos da realeza. Os primeiros pequineses em Porto Alegre foram importados pelo meu querido e criativo amigo Antônio Fischer. Além de ter sido um dos maiores criadores de pavões do Brasil em sua chácara da Rua Dr. Mário Totta, trouxe do exterior inúmeras raças de cães. Na década de 1930, mandou vir de Berlim cães pequineses brancos, raridade em todos os tempos. Estão novamente com a cotação em alta.
# O fotógrafo Vini Dalla Rosa muda de idade nesta quinta-feira (dia 2) e terá muitas manifestações dos inúmeros amigos.
# Promovida pela Aliança Francesa de Porto Alegre, a terceira edição do projeto Debate de Ideias será realizada em uma data emblemática, no próximo domingo (dia 5), Dia da Amazônia. Com mediação da jornalista Katia Suman, o Debate de Ideias Arte pela Amazônia terá como debatedoras a artista indígena Daiara Tukano e a artista plástica Zoravia Bettiol. A transmissão gratuita será realizada às 19h30min pela TVE RS e também pelo canal da Aliança Francesa no YouTube – que pode ser visto clicando aqui.
# O projeto “Luzeirim Poético: versos de brincar e encantar” chega na hora certa, um tempo de valorizar a educação, a arte e as crianças. Elaborado com muito carinho pelas irmãs Carol e Amanda Senna, contempla o lançamento de dois livros ilustrados, voltados ao público infantil, que falam sobre a natureza e a diversidade cultural e ambiental em linguagens da cultura popular brasileira. Nas quadrinhas ilustradas “Muitos mundos em um só”, de Carol Senna, o personagem viaja observando a diversidade e contempla a sabedoria da empatia. “Adivinha quem é – pássaros em cordel”, de Amanda Senna, apresenta pássaros do Brasil e vem na forma da literatura de cordel, com adivinhas. Os livros serão lançados neste sábado (dia 4), às 19h, nos canais de YouTube e Instagram do projeto, em live com as autoras. No dia 7 de setembro, serão lançados vídeos sobre cada um dos livros, com Amanda e Carol, respectivamente às 16h e 17h.
# A Balonê – uma das baladas mais clássicas da noite porto-alegrense – chega aos seus 20 anos. Mesmo com todas as limitações do momento, vai ter comemoração! Para marcar a data, o encontro vai rolar em novo formato neste sábado (dia 4), no habitual primeiro sábado do mês, a partir das 19h, no Bar Ocidente. A celebração acontecerá no estilo de bar, com mesas distribuídas na pista - embalada pelos DJs JZK, Roger Lerina e Tais Scherer, tocando as músicas que fazem parte da história da festa.
# De 3 a 12 de setembro, a Fundação Iberê recebe exposição com trabalhos de 41 artistas gaúchos que doaram obras para o leilão virtual da instituição, realizado em setembro do ano passado. Organizado por Ingrid de Króes, Olga Velho e Cris Leal, “Artistas Gaúchos na Fundação Iberê – Participantes do Leilão 2020” é uma retribuição ao apoio para manutenção da Fundação e a viabilização de sua programação artística no primeiro ano da pandemia do coronavírus. Nesta quinta-feira (dia 2), ocorre um preview para convidados, realizado pela Blend Experiências, empresa comandada por três nomes de peso no mercado gaúcho, Ennio Lopes Moreira, Juliana Bier Moreira e Laura Bier Moreira, respectivamente pai e filhas, e curadoria gastronômica da By Roubadinhas, com patrocínio exclusivo da Golden Lake.
O escritor José Verá (Foto: Sérgio Guidoux/Divulgação)
# No litoral Norte do Rio Grande do Sul, está localizada a Aldeia Yvyty Porã, Terra Indígena Guarani Barra do Ouro, conhecida entre os não indígenas como “Aldeia do Campo Molhado”. Com um passado de resistência guarani, essa área retomada pelos Mbya Guarani e demarcada há cerca de 30 anos, é uma das maiores terras indígenas exclusivamente guarani do Rio Grande do Sul. Lá vive José Verá: autor do livro "Nhemombaraete Reko Rã’i: fortalecendo a sabedoria", que reúne seus desenhos e, para cada um deles, histórias e ensinamentos da cultura guarani. A inauguração da campanha de lançamento acontece neste sábado (dia 4), na FAE - Feira dos Agricultores Ecologistas (Banca do Meio), na Avenida José Bonifácio, às 10h. Durante o mês de setembro, o livro poderá ser adquirido pelo preço promocional de R$ 40,00 clicando aqui. Em seguida, a publicação bilíngue português/guarani estará disponível para a venda na livraria Via Sapiens, no site do selo Riacho e também direto com o autor.
# Devido ao grande sucesso do evento, o Praia de Belas Shopping está prorrogando o período da exposição “Vincent – Paisagens de Van Gogh” até o dia 12 de setembro. O projeto, exclusivo do Grupo Iguatemi, está sendo realizado também com exclusividade em Porto Alegre no Praia de Belas. A mostra proporciona uma viagem imersiva pelas obras do pintor pós-impressionista holandês Vincent Van Gogh, considerado um dos maiores artistas visuais da história e conhecido por sua forma peculiar de ver e sentir o mundo, que contribuíram para as fundações da arte moderna.
A artista Vera Lucia Charak Jany (Foto: Cristina Moralles Barbieri/Divulgação)
# Nesta quinta-feira (dia 2), estreia a exposição "A vida, o amor e a beleza são efêmeros. Só a arte para perpetuá-las", da artista Vera Charak Jany, na Gravura Galeria de Arte, no Bairro Petrópolis. As obras que integram a exposição foram produzidas durante a pandemia. A artista usou o tempo passado em casa para fazer diversas releituras de Gustav Klimt e trabalhar em telas inspiradas na Monalisa.