Tic-Tac
Angela Zaffari no espaço de arte (Foto: Alexandre Heckler/especial)
# Os recantos de L’arrivée tiveram muitas presenças conhecidas quinta-feira última (dia 23) no lançamento da coleção especial da designer de joias Andréia Sauer para o espaço da Avenida Teixeira Mendes. O uso de conchas e outros elementos marinhos, assim como pedras de belo efeito de colorido, valorizam a coleção. Obras de arte, selecionadas por Angela Zaffari, tornam ainda mais atraente a L’arrivée.
Andréia Sauer e Betina Sperb Albuquerque, nome à frente da L’arrivée (Foto: Alexandre Heckler/especial)
Algumas das criações de Andréia Sauer (Foto: Alexandre Heckler/especial)
# Repercutindo muito bem a indicação de Fabrício Carpinejar como patrono da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece a partir desta quarta-feira (dia 29) e se estenderá até 15 de novembro.
# O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em parceria com o Consulado-Geral dos EUA na capital, anunciou o “Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS”. A iniciativa será financiada com recursos do Fundo de Embaixadores para Preservação Cultural (Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation – AFCP). A Associação de Amigos — AAMARGS fará a compra de equipamentos e a contratação de serviços especializados por profissionais que se somarão à equipe do Museu. A iniciativa garantirá que toda a coleção de arquivos do MARGS, estimada em mais de 250.000 páginas, seja convertida para formato digital e ofertada em plataforma online — o Tainacan, um repositório digital com software livre. Para mais informações, clique aqui.
O mestre Iberê (Foto: Acervo da Fundação Iberê/Divulgação)
# O artista Lucas Arruda, em colaboração com a curadora Lilian Tone, selecionou 49 obras do acervo da Fundação Iberê para a mostra “Iberê Camargo: Tudo te é falso e inútil”, que abrirá paralelamente à “Lucas Arruda: Lugar sem lugar”, neste sábado (dia 2). A seleção, que gira em torno da série que dá nome à exposição, destaca obras dos últimos anos da carreira do pintor, incluindo 14 pinturas, 35 guaches e desenhos realizados entre 1990 e 1994. A série, finalizada um ano antes de Iberê falecer, é considerada um dos momentos mais memoráveis de sua obra e tem especial importância para outros artistas. As cinco pinturas que integram o conjunto, sendo uma delas proveniente de uma coleção particular, serão apresentadas juntas, pela primeira vez, na instituição que leva o nome do artista.
# Nesta quinta-feira (dia 30), inicia o Palco Giratório Sesc 2021. A primeira obra a entrar em cartaz é a instalação “Edifício Cristal”, aberta para visitação na sede da Fecomércio-RS (Rua Fecomércio, s/n, Bairro Anchieta), das 9h às 17h, mediante agendamento prévio pelo e-mail palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br. Os espetáculos virtuais serão transmitidos diariamente na página do Sesc Brasil no YouTube, começam com a peça “Vaga Carne”, da companhia mineira Grace Passô, a partir das 20h. Para mais informações, clique aqui.
# A Diretoria do Porto Alegre Country Club recebe, na próxima terça-feira (dia 5), convidados e a Imprensa para o Jantar de Apresentação das Debutantes de 2021. Com agenda inovadora e cheia de aprendizados, as novas debutantes se integram às jovens do ano passado para a realização do sonho de debutar no clube com a maior área verde da cidade. O tradicional jantar contará com desfile das novas integrantes do programa, bem como a presença das Debutantes 2020, já apresentadas em evento realizado no ano passado. Com todos os cuidados e protocolos de segurança necessários, o Country Club manterá a tradição do debut, unindo o grupo de debutantes de 2020 e 2021 em um programa único e especial, para realização do 60º Baile de Debutantes PACC, em novembro de 2021.
# Nesta sexta-feira (dia 1º), o Goethe-Institut Porto Alegre realiza, em quatro locais do Centro Histórico de Porto Alegre, a ação Encontros Projetados, que reúne animações das artistas Marina Kerber (Brasil) e Lotte Reiniger (Alemanha), que serão projetadas em prédios e paredes da cidade. A ideia, como sugere o nome, é colocar em diálogo duas obras distintas, ao mesmo tempo em que traz, através das projeções, a atividade para o espaço público. O programa conta com 18 filmes, nove de cada diretora, totalizando 45 minutos de programação que se inicia às 19h e segue até 22h em repetição continua. A ação das projeções é feita pelo Coletivo Projetores Pela Cultura, que vem também se destacando no cenário com ações no espaço público. Os locais serão o Viaduto Otávio Rocha; a Escadaria 24 de Maio; o Theatro São Pedro; e na Avenida João Pessoa, ao lado do DCE da UFRGS.
José Francisco Alves, um dos curadores da mostra (Foto: Gilberto Perin/Divulgação)
# O Atelier Livre Xico Stockinger representa boa parte da história da arte do Estado. O espaço, localizado no Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre, transcende à sua localização física e se configura como ambiente dos grandes mestres e berço dos primeiros passos de muitos artistas gaúchos. Essa trajetória será contada em imagens na Galeria e Espaço Cultural Duque, Centro Histórico. A exposição “60 anos de Atelier Livre” inicia-se neste sábado (dia 2), e vai até 20 de novembro. Com a curadoria de Daisy Viola e José Francisco Alves, o evento integra as ações de comemoração pelos 9 anos da Galeria Duque, que serão celebrados em novembro.
# Neste sábado (dia 2), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), percorre nacionalidades, culturas e estilos que foram eternizados na história da música. Os músicos interpretam uma obra de Enrique Soro – compositor chileno que modernizou a música de seu país –, uma sinfonietta de Bohuslav Martinů e o mais famoso concerto para piano de Camille Saint-Saëns, com solo da pianista Olinda Allessandrini. Para viajar por esse vasto repertório, a OSPA conta com a presença de Nicolas Rauss, maestro suíço com experiência em grandes orquestras da América Latina. O evento acontece às 17h, na Casa da OSPA.
# A partir desta sexta-feira (dia 1º), até 12 de outubro, a cidade de Canoas promove sua 37ª Feira do Livro que, em 2021, ocorre em formato híbrido, com atividades presenciais e online. Realizada pela Secretaria Municipal da Cultura, o evento, um dos cartões-postais da cidade, traz o tema 26 letras, infinitas conexões e a patrona Lilian Rocha. A programação, que conta com mais de 80 atividades confirmadas, entre mesas, palestras, atrações artísticas, sessões de autógrafos, contação de histórias, oficinas e aulas espetáculos, tem curadoria de Luciano Alabarse. Para mais informações, clique aqui.